Lockdown em Tapejara mira contaminação espalhada por jovens

Tapejara está programando um lockdown neste final de semana para frear o coronavírus. A medida acontece a partir das 14h de sábado (5) e segue até às 06h de segunda-feira (7). Neste período haverá o fechamento total do comércio, além de supermercados. Permanecem apenas os serviços essenciais como farmácias e postos de combustíveis operando na cidade.

A Vigilância Sanitária fará a fiscalização e contará com o apoio de guarnições da Brigada Militar e do BPChoque de Passo Fundo. Quem descumprir o decreto terá uma multa superior a R$ 2 mil.

Em entrevista na Uirapuru, o prefeito de Tapejara, Vilmar Merotto (MDB), disse que a cidade tinha 14 leitos durante a pandemia, chegando ao máximo de 5 pessoas internadas. Porém, recentemente este número cresceu e a cidade tem mais de 100 pessoas positivadas para 24 mil habitantes.

A decisão de lockdown foi tomada em comum acordo com as entidades empresariais locais para evitar que a saúde esgote sua capacidade local. Frisou que as pessoas estão proibidas de se aglomerarem em Tapejara.

A grande preocupação é que isso ocorra em espaços públicos, praças e outros locais sociais. A fiscalização estará nestes locais para que as pessoas vão para suas casas. Disse ainda que a expectativa é de, já neste primeiro final de semana, há a expectativa de diminuir os contágios.

Reconheceu que o final de ano pede famílias unidas, mas pra isso é preciso reduzir os casos. Citou a dificuldade de manter os jovens longe das aglomerações em sua cidade, problema que também acontece em Passo Fundo. Alertou que com toda a certeza é através dos jovens que o vírus está indo para as casas e atingindo os mais velhos. Destacou que os jovens reclamavam que no mercado poderia ter muitas pessoas, mas não na rua. O lockdown chega para mostrar que é preciso sacrifício de todos.

Fonte: Rádio Uirapuru

 

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

MAIS LIDAS

VÍDEOS

Mais notícias

Por orientação médica, prefeito de Tenente Portela está afastado da função
Devido a casos positivos de Covid-19 em sua família...
Em sua primeira viagem Pretinho consegue recursos no valor de R$ 600 mil para Miraguaí
Em sua primeira viagem em busca de recursos o...
Região Celeiro continua com índices em queda na área de Segurança Pública
A Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do...
Carreta sai da pista e motorista fica ferido às margens da BR-285 entre Passo Fundo e Carazinho
Na tarde desta terça-feira (19), uma carreta tanque saiu...
Viatura da Brigada Militar se envolve em acidente com motocicleta no centro de Três Passos
Uma viatura da Brigada Militar e uma motocicleta envolveram-se...