Ministério Público Eleitoral pede diligências diante de certidões criminais incorretas em pedido de registro de candidaturas

O Ministério Público Eleitoral apresentou, na data de hoje, pedido de diligências à Justiça Eleitoral em requerimento de registro de candidatura de candidata ao cargo de Vereador do Município de Palmeira das Missões (0600210-14.2020.6.21.0032).
A candidata apresentou certidões criminais de 1º e 2º graus da Justiça Estadual negativas, mas o Ministério Público Eleitoral constatou que apresentavam erro de grafia do nome da candidata e que ela, na verdade, fora condenada, juntamente com outras pessoas, por crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, a mais de 09 anos de reclusão, em regime inicial fechado, pelo Juízo da 1ª Vara Judicial da Comarca, em julho de 2018.
Diante disso, o Ministério Público Eleitoral requereu à Justiça Eleitoral fosse a candidata intimada a apresentar as certidões criminais corretas, sob pena de indeferimento do pedido de registro da candidatura, bem como fosse requisitada à Polícia Federal a instauração de inquérito policial para apurar a prática, em tese, de crimes de falsidade ideológica eleitoral e uso de documento ideologicamente falso (arts. 350 e 353 do Código Eleitoral).
Por força da “Lei da Ficha Limpa”, somente condenação criminal proferida por órgão colegiado, geraria inelegibilidade da candidata. No caso, contudo, pendem de julgamento perante o Tribunal de Justiça do Estado os recursos contra a sentença condenatória proferida em primeira instância.
MP
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

MAIS LIDAS

VÍDEOS

Mais notícias

Com um recurso deferido, mapa definitivo fica com 19 regiões em vermelho e duas em laranja na 37ª rodada
O mapa definitivo da 37ª rodada do modelo de...
Braga registra o 2º óbito decorrente do Covid-19
Na manhã desta segunda-feira (18) a Secretaria Municipal de...
Redentora: Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural tem nova diretoria
O vice-prefeito Jaime Jung e o secretário Municipal de...
Acidente entre carro e moto deixa mulher ferida em Esperança do Sul
Um acidente de trânsito entre dois veículos resultou em...
Redentora: Decreto de Situação de Emergência é homologado pelo Governo do Estado
O Prefeito Nilson Paulo Costa decretou situação de emergência...