Município do Noroeste do RS vive surto de febre chikungunya

O município de São Nicolau enfrenta um surto de febre chikungunya e dengue. A informação foi confirmada pelo coordenador da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Iury Sommer Zabolotsky.  Em entrevista ao programa Jornal da Manhã na Missioneira FM 94.9 nesta quinta-feira (8) o coordenador ressaltou que a cidade já registra 45 casos confirmados de chikungunya e quatro de dengue.

Conforme Iury, os índices de infestação do mosquito Aedes aegypti em São Nicolau são altíssimos. Novas amostras foram coletadas e enviadas ao Laboratório Central do Estado (Lacen) que devem confirmar nos próximos dias mais casos das doenças. Nos últimos dias, segundo o coordenador, é alta a procura por atendimento médico de moradores da cidade que estão apresentando sintomas.

Dores nas articulações, febre e vermelhidão na pele são os principais sintomas da chikungunya. Durante alguns dias, profissionais de saúde de São Nicolau chegaram a cogitar a suspeita que as adversidades nos pacientes poderiam ser causadas em decorrência de sequelas da covid-19, mas após análises mais detalhadas, observou-se tratar de outra doença.

Conforme Iury, a 12ª CRS está preocupada com a gravidade da situação. Em função disso, na quarta-feira (7), realizou-se no município uma reunião, juntamente com equipes do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) de Porto Alegre para tomar medidas urgentes no combate ao mosquito transmissor das doenças.

A Prefeitura de São Nicolau já solicitou auxílio do Exército Brasileiro para contribuir nas ações. Uma força tarefa está sendo realizada na zona urbana da cidade a fim de eliminar todos os possíveis focos de água acumulada. Serviços de dedetizações também estão sento feitos em diversos quarteirões da cidade.   “Infelizmente, podemos chegar a números muito altos da doença em São Nicolau, pois a procura de pessoas com sintomas nos postos de saúde é grande”, comentou o coordenador de saúde.

Receba as notícias do Site OBSERVADOR REGIONAL no seu celular: CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo de WhatsApp

Fonte: Rádio Missioneira

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Slider

MAIS LIDAS

Slider

VÍDEOS

Mais notícias

Explosão de lareira ecológica provoca incêndio em Três de Maio (Confira Vídeo)
Um incêndio provocado pela explosão de uma lareira ecológica...
Redentora: Administração Municipal divulga Vacinômetro
A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de...
Confira Áudio: Informativo da Administração Municipal de Coronel Bicaco em 15/05/2021
Confira o Informativo da Administração Municipal de Coronel Bicaco...
Chiapetta: Administração Municipal disponibiliza abertura de açudes gratuitamente aos agricultores
O Programa de incentivo à Piscicultura (Lei Municipal n°697),...
Carro usado na fuga de suspeito de mortes em Lagoa Vermelha é encontrado incendiado
A Polícia Civil encontrou, nesta sexta-feira (14), o carro usado...