Quem mora em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, percebeu o dia anoitecer mais cedo nesta terça-feira (21). Uma nuvem “negra gigante” cobriu o céu e escureceu a cidade antes do horário previsto. Mas o que aconteceu com o tempo?
O meteorologista Piter Scheuer explica que a grande nuvem “negra” é uma célula de temporal que cobriu a cidade. Pode dar chuva, trovoada, granizo e ventania nos próximos 30 minutos e depois volta acalmar. A condição pode se repetir durante as próximas horas.
Scheuer explica que estamos sob a influência de um sistema de baixa pressão que está sendo alimentado pelo escoamento de ar quente e úmido proveniente da Floresta Amazônica, aliado a perturbações nos níveis médios e altos da atmosfera.
“O escoamento perturbado de ventos na média e alta atmosfera organiza muitas nuvens carregadas que potencializam algumas células de temporais e pancadas. Elas vêm acompanhadas de chuva forte, trovoada, granizo e ventania que intercalam com alguns momentos de melhora”, pontua.
Segundo o meteorologista, nesta terça-feira, a atmosfera se comportou de maneira totalmente volátil. Foram momentos de sol, de muitas nuvens e de temporais.
“Pontualmente, durante essa sequência de terça, quarta, quinta, até sexta-feira tem novos temporais previstos com chuva, granizo e ventania. Existe a possibilidade de transtornos pontuais associados a tempestades severas em pouquíssimas áreas. As temperaturas ficam entre 13°C e 14°C e máximas entre 24°C a 26°C com sensação de abafamento”, acrescenta.
Receba as notícias do Site OBSERVADOR REGIONAL no seu celular: CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo de WhatsApp
Movimentação das nuvens intriga
Outra coisa que chamou a atenção no fim da tarde desta terça-feira, foi a movimentação em círculos das nuvens. Apesar de diferente, o Scheuer explica que a condição é normal.
Os movimentos rotatórios são clássicos das nuvens. “Não é uma super célula que pode favorecer tornado. Até pode ter a formação dessas super células, mas essas em específico não são”.
Receba as notícias do Site OBSERVADOR REGIONAL no seu celular: CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo de WhatsApp
Fonte: ND Mais