“Observando a Política tem por objetivo apresentar um panorama da situação política dos municípios da região com base nas informaÇÕes que circulam entre os populares bem como nas informaÇÕes repassadas por alguns partidos sobre a situação para o pleito majoritário municipal que ocorrerá em outubro deste ano.
Em Campo Novo, no ano de 2012 houve disputa entre três chapas: Milton Minuzzi (PSDB) e Jocemar Scherer (DEM), com o apoio do PP venceram as eleiÇÕes. Em segundo lugar ficaram Antônio Sartori (PSB) e João Preto (PTB), com o apoio do PPS, e em terceiro Eurico Zancam (PDT) e Marcieli Reis (PMDB). O mandato dos vencedores, no entanto, foi interrompido por decisão judicial, quando então Sartori e João Preto tomaram posse.
Passados mais de três anos do pleito anterior, a situação das coligaÇÕes se modificou e com isso novos nomes começam a surgir no cenário.
Pela parte situacionista, que era composta pelos partidos PSB, PTB e PPS, ocorreram profundas modificaÇÕes devido ao desligamento do PTB do governo municipal. Por este motivo cogita-se que o atual prefeito Antônio Sartori tentará a reeleição, com um vice que deve ser escolhido dentro do próprio PSB. Por outro lado o PTB deverá concorrer com candidatura própria, sendo que os nomes mais fortes seriam o atual vice-prefeito João Preto e o ex-vice prefeito Jocemar Scherer.
Ainda, oficializou-se uma coligação composta pelos partidos PDT, PMDB, PSDB e PSD com possibilidade de adesão do PP. Pelo PDT o principal nome para prefeito é o do ex-prefeito Edison Baraldi Machado. O PMDB poderá lançar o atual vereador e presidente do Legislativo Marcos Reis, que está em seu terceiro mandato, foi o mais votado em 2008 e nas três legislatura presidiu a Câmara. No PSDB fala-se no empresário Flori Herthal, enquanto o PSD poderia lançar o ex-vereador Nelci Matielli, entre esses nomes deverá sair o candidato a prefeito e a vice da coligação;
Outros partidos possuem representação no município, no entanto não foi possível realizar contato e estes serão procurados futuramente.
Este é um quadro geral da situação da política camponovense, pintado pelo eleitor nas conversas pelas ruas e pelas redes sociais. Na próxima coluna, abordaremos o panorama de Bom Progresso onde também vários nomes estão sendo cogitados.
Postada originalmente em: 2016-03-22 03:00:00
Categoria original: Região Celeiro
Fonte: Observador Regional