Ocupação em UTIs diminui no RS, mas região de Palmeira das Missões segue acima de 100%

Unidade de Terapia Intensiva, UTI, Hospital, pacientes, tratamento, internação, equipamento hospitalar

Os hospitais do Rio Grande do Sul, em termos gerais, registram queda no número de internações por Covid-19 nas UTIs desde a última segunda-feira (5). Na ocasião, eram 2.386 pessoas confirmadas com coronavírus em leitos críticos. No início da manhã desta sexta-feira (9), o número chegou a 2.330, às 06h07.

O indicador acompanha a gradual queda na ocupação geral de leitos no estado. A taxa, no início da manhã desta sexta, estava em 95,6%. Ao todo, eram 3.256 pacientes hospitalizados para 3.404 vagas disponíveis para terapia intensiva. Desde o dia 1º de abril, as instituições de saúde têm mais leitos do que pessoas internadas.

Em paralelo à baixa no atendimento de pessoas com Covid, aumenta o número de internados com outras doenças. São 825 pacientes sem coronavírus nas UTIs do estado. Na segunda, eram 740.

Região de Palmeira das Missões segue com mais de 100% de ocupação nas UTIs

Apesar da melhora dos indicadores em âmbito estadual, a região Covid de Palmeira das Missões (R15 e R20) ainda possui superlotação na ocupação dos leitos de UTI, com taxa de 104,4% de ocupação. As informações foram atualizadas às 6h desta sexta-feira (9).

A região possui leitos em hospitais dos municípios de Três Passos, Tenente Portela, Palmeira das Missões e Frederico Westphalen. Dos 45 leitos de UTI disponíveis na região, 47 estão ocupados, o que significa que alguns pacientes são atendidos em leitos improvisados.

Dos pacientes internados na UTI, 39 são casos confirmados de Covid-19, ou seja, 83% das internações. Na rede pública, 44 pacientes são atendidos em 41 leitos SUS, o que representa ocupação de 107,3%. Na rede privada, dos quatro leitos disponíveis, três estão ocupados, com taxa de 75%.

A ocupação dos leitos clínicos para tratamento de pacientes com Covid-19, fora da UTI, está em 19,5%. Dos 348 disponibilizados em 21 hospitais da região de Palmeira das Missões, 68 estão ocupados.

Situação nos hospitais de Três Passos e Tenente Portela

Em Três Passos, no Hospital de Caridade, dos 10 leitos de UTI disponíveis pelo SUS, 11 estão ocupados, ou seja, pelo menos um paciente é atendido em leito improvisado. Dentre os internados, cinco são casos confirmados de Covid-19, ou seja, 45,5% das internações na UTI. A taxa de uso de respirador está em 50%, com cinco pacientes em UTI necessitando desse equipamento. Dos 20 leitos clínicos Covid, fora da UTI, seis estão ocupados, o que representa 30% da capacidade no hospital de Três Passos.

Em Tenente Portela, no Hospital Santo Antônio, 16 pacientes são atendidos em 15 leitos de UTI, o que também representa superlotação. Dentre os internados, 14 são casos confirmado de Covid-19, índice de 87,5%. Já a taxa de uso de respirador na UTI está em 100%, com 15 pacientes necessitando do equipamento. A ocupação dos leitos clínicos, fora da UTI, no Hospital Santo Antônio está em 23,3%. Dos 30 leitos covid ofertados, sete estão ocupados.

Região de Ijuí apresenta situação confortável 

Na região covid de Ijuí (R13) a ocupação dos leitos de UTI caiu para 76,4%, conforme o painel de regulação dos leitos do governo do Estado. Os três hospitais da cidade de Ijuí são os que possuem leitos de UTI nesta regional. Do total de 68 leitos de UTI adulto, 52 estão ocupados. Dentre os internados em UTIs, 42 são casos confirmados de Covid-19, o que corresponde a 80,8% dos pacientes.

Na rede pública, através do SUS, a ocupação de leitos é ainda menor: está atualmente em 73,5% na região de Ijuí. Dos 49 leitos disponíveis, 36 estão ocupados. Na rede privada, a taxa de ocupação está em 84,2%, o que significa que dos 19 leitos privados, 16 estão ocupados. A situação é ainda mais confortável na ocupação de leitos clínicos que está em apenas 24,8% – dos 315 leitos fora de UTI, em 14 hospitais da região, 78 estão ocupados.

Números de internações também diminuem na região de Santa Rosa

A taxa de ocupação de leitos de UTI na região de Santa Rosa (R14) está em 94,1%. A região possui hospitais com UTIs nos municípios de Santa Rosa e Três de Maio. Dos 51 leitos de UTI adulto, 48 estão ocupados.

Na rede pública, pelo SUS, dos 51 leitos disponíveis, 42 estão ocupados, com taxa de 82,4%. Embora pelo painel a região de Santa Rosa não possua leitos na rede privada, mesmo assim, instituições particulares atendem no momento seis pacientes críticos em alas adaptadas. Dos pacientes internados em UTIs, 34 (70,8%) são casos confirmados de Covid-19 na região de Santa Rosa.

A ocupação dos leitos clínicos para tratamento de pacientes com Covid-19 fora da UTI está em 15,2% na região de Santa Rosa. Dos 237 leitos disponíveis em 14 hospitais, 36 estão ocupados.

Receba as notícias do Site OBSERVADOR REGIONAL no seu celular: CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo de WhatsApp

Fonte: Rádio Alto Uruguai

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Slider

MAIS LIDAS

Slider

VÍDEOS

Mais notícias

Explosão de lareira ecológica provoca incêndio em Três de Maio (Confira Vídeo)
Um incêndio provocado pela explosão de uma lareira ecológica...
Redentora: Administração Municipal divulga Vacinômetro
A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de...
Confira Áudio: Informativo da Administração Municipal de Coronel Bicaco em 14/05/2021
Confira o Informativo da Administração Municipal de Coronel Bicaco...
Chiapetta: Administração Municipal disponibiliza abertura de açudes gratuitamente aos agricultores
O Programa de incentivo à Piscicultura (Lei Municipal n°697),...
Carro usado na fuga de suspeito de mortes em Lagoa Vermelha é encontrado incendiado
A Polícia Civil encontrou, nesta sexta-feira (14), o carro usado...