Onze pessoas são presas em ação contra furto e roubo de gado nas Missõ es

Presos responderão pelo crime de abigeato (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Onze pessoas foram presas em uma operação contra furto e roubo de gado deflagrada na manhã desta quarta-feira (24) em São Luiz Gonzaga, na Região das Missões do Rio Grande do Sul. Foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão, que localizou seis armas, munição e carne de caça silvestre. Quatro das 11 prisões foram realizadas em flagrante.

A ação foi batizada de Boi Deitado, em alusão ao modo de agir dos criminosos, que matavam os animais com um tiro de espingarda de baixo calibre e carneavam o gado no local em que estavam. Após o abate, a carne era transportada até residências e, depois, revendida.

Conforme a polícia, as carnes eram encomendadas antes dos roubos. A investigação calcula que cerca de 200 animais foram abatidos entre agosto de 2015 e marÇÃO de 2016.

O crime de abigeato provoca prejuízos aos criadores, que são geralmente pequenos produtores rurais, segundo a delegada Tanea Bratz, responsável pela investigação.

A delegada ressalta uma inovação da investigação policial. “Realizamos uma prova através de um exame de DNA. Confrontamos o material de parte do gado que ficou na propriedade da vítima com o que apreendemos na casa do suspeito. Após o teste no laboratório, ficou comprovado que a carne apreendida era do animal abatido na propriedade”, conta a delegada Tanea.

Segundo ela, quando o gado é abatido e a carne roubada, fica dificultado o trabalho para comprovar a origem da carne. “Se não é pego em flagrante, é difícil realizar a prisão. Agora, temos o exame de DNA como arma”, completa a delegada.

As investigaÇÕes tiveram início no último mês de abril. A operação Boi Deitado, que foi realizada em conjunto pela Polícia Civil e Brigada Militar, mobilizou cerca de 80 policiais da região de São Luiz Gonzaga, Santo ângelo e Santiago.

Os presos vão responder pelo crime de abigeato, que teve a pena aumentada neste mês de agosto, e agora prevê de dois a cinco anos de prisão.

Postada originalmente em: 2016-08-24 03:00:00

Categoria original: Região Noroeste

Fonte: G1

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Slider

MAIS LIDAS

Slider

VÍDEOS

Mais notícias

Brigada Militar prende segundo indivíduo envolvido em roubo ocorrido em Frederico Westphalen
Na tarde desta segunda-feira (10/5), policiais militares do 37º...
Pneus se desprendem de carreta e atingem casa em Santa Catarina
O fato ocorreu às 11h desta segunda-feira, 10, na...
Acidente envolvendo moto e veículo no centro de Santa Rosa
No início da tarde de segunda-feira (10/05), ocorreu um...
Novo lote de vacinas da CoronaVac: Confira quantas doses cada município da Região Celeiro vai receber
Começa a ser distribuído, nesta segunda-feira (10), mais um...
Redentora: Administração Municipal vacina pessoas com comorbidades contra a Covid-19
A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde...