Operação da Polícia Civil contra esquema de tráfico internacional de drogas prende 6 no RS

Uma das ações foi deflagrada na região central de Porto Alegre - Foto: Renata Bianchini/PCRS

Seis pessoas foram presas e drogas e arma apreendidas pela Polícia Civil, na manhã desta quarta-feira (14), durante a Operação Cabeça. Os presos são de Porto Alegre (4), Cachoeirinha (1) e Pelotas (1), onde foram cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisão. A investida tem como alvo uma organização criminosa que gerenciava uma rede de fornecimento de drogas vindas do Paraguai para serem comercializadas no estado. O líder do grupo, conhecido como “Véio Cabeça”, permanece foragido.

As investigações sobre o grupo iniciaram em novembro de 2019, quando uma equipe de fiscalização da Receita Federal constatou, junto a uma empresa de transportes, sediada no bairro Navegantes, em Porto Alegre, que uma carga vinda de São Paulo continha mais de 250kg de maconha. A partir daí, agentes da Polícia Civil passaram a monitorar indivíduos que fariam a distribuição das drogas na Capital e Região Metropolitana e que pertenceriam ao bando alvo da operação.

Em ações seguintes, foram apreendidos 382kg de maconha; 9kg de cocaína; 6,5kg de crack; pistolas, dinheiro, balanças de precisão, apetrechos para o tráfico e centenas de adesivos. A maconha, que seria o carro-chefe do grupo, teria, inclusive, uma marca própria – a TOP RN253. O nome é, na verdade, o mesmo da linha do ônibus RN253 que circulava no bairro Renascença, onde nasceu o “Veio Cabeça”.

 

Véio Cabeça

Foragido desde o mesmo passado, após romper a tornozeleira eletrônica, o criminoso possui inúmeros antecedentes por tráfico internacional de drogas, tráfico e associação ao tráfico, porte ilegal de arma de fogo, comércio de armas e receptação.

A investida teve apoio da Divisão de Operações Aéreas (DOA) e do Grupamento de Operações Especiais (GOE), por meio do seu grupo tático, o Grupo de Resgate e Intervenção (GRI), que integram a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). Mais informações sobre a Operação Cabeça com o delegado Alencar Carraro, do Departamento Estadual de Investigação do Narcotráfico (Denarc).

 

Receba as notícias do Site OBSERVADOR REGIONAL no seu celular: CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo de WhatsApp

 

Operação Cabeça – Foto: Renata Bianchini/PCRS
Operação Cabeça – Foto: Carlos Vogt/PCRS
Operação Cabeça – Foto: Carlos Vogt/PCRS

 

Fonte: Polícia Civil

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Slider

MAIS LIDAS

Slider