Padre de Tuparendi é recebido pelo Papa Francisco no Vaticano

Padre de Tuparendi é recebido pelo Papa Francisco no Vaticano

O Papa Francisco recebeu nesta segunda-feira, 05 de junho, na Sala Clementina, no Vaticanoum grupo de 120 padres e religiosas participantes nos Capítulos Gerais dos Missionários e Missionárias da Consolata, além de seminaristas e padres da que vivem em Roma. Entre os presentes estavam os brasileiros, Pe. Aquiléo Fiorentini,natural de Tucunduva (RS) e Pe. Jaime Carlos Patias, de Tuparendi (RS).

Citando o Bem-aventurado José Allamano, fundador das duas congregaÇÕes, o Papa fez algumas recomendaÇÕes:“Gostaria de exortar-lhes a fazer um atento discernimento sobre a situação dos povos, entre os quais desempenham a sua ação evangelizadora. Jamais se cansem de levar conforto, sobretudo àqueles que se encontram em situaÇÕes de grande pobreza e sofrimento, sobretudo na áfrica e América Latina. Busquem dar seu testemunho de caridade, que o Espírito infunde em seus coraÇÕes .

Francisco pediu ainda,que em seu trabalho em mais de 30 países, os Missionários e Missionáriasdeem atenção especial ao diálogo com os muçulmanos e à promoção da dignidade da mulher e dos valores da família, como também ter maior sensibilidade com os temas da justiça e da paz.

“O encontro foi uma experiência iluminada. Senti a unidade na diversidade de toda a Igreja. Ao saudar o Papa pedi a sua bênção e agradeci pelo seu trabalho em favor da Igreja e do mundo. Na mente estavam meus familiares e amigos da missão , conta padre Patias.

Os missionários da Consolata atuaram por muitos anos no Rio Grande do Sul em Erexim, Independência e Três de Maio onde o padre Patias ingressou no seminário em 1977. O missionário estudou na Colômbia, Inglaterra e trabalhou por nove anos nas Missões de Moçambique na áfrica. Foi diretor da revista Missões em São Paulo e atualmente é secretário nacional da Pontifícia União Missionária com sede em Brasília (DF).

Com mais de cem anos de história, o Instituto Missões Consolata (IMC) conta hoje com 982 membros (padres e irmãos) de 23 países e vivendo em 231 comunidades presentes em 28 países na áfrica, América, ásia e Europa. As missionárias somam cerca de 600 religiosas. Participam do XIII Capítulo Geral IMC que acontece em Roma (22 de maio a 20 de junho), 45 missionários: 22 africanos; 15 europeus e 8 latino americanos.

Postada originalmente em: 2017-06-07 10:00:00

Categoria original: Região Noroeste

Fonte: Rádio Cidade SA

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

MAIS LIDAS

VÍDEOS

Mais notícias

Coronavírus: Variante de Manaus, considerada mais transmissível, é detectada em Santa Rosa
Estudo genômico das variantes do coronavírus que circulam no...
Homem perde orelhas e parte da mão esquerda em briga de facão em SC
Um homem, de 30 anos, ficou gravemente ferido ao...
Vítimas são largadas na BR 285 após roubo de veículo na BR 158
Um roubo de veículo foi registrado por volta das...
RS tem 604 obras abandonadas em escolas e creches, de convênios assinados entre 2011 e 2015
Em um cenário de desafios na área da educação, que...
Câmara de Vereadores de Braga divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado nº. 001/2021
Foi publicado na manhã desta segunda-feira, 19, o resultado...