Palmeira das Missões: Leitos de UTI entram em funcionamento no Hospital de Caridade

Um sonho concretizado. Uma das notícias mais aguardadas pela população de Palmeira das Missões e região se tornou realidade. Na tarde de quarta-feira, 31, os dez leitos adultos de Unidades de Terapia Intensiva -UTI para atender pacientes covid-19 entraram em funcionamento no Hospital de Caridade. O anúncio foi feito pelo governo do estado por meio da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde – CRS.

A partir de agora, os 26 municípios que compõem a 15ª CRS, com sede em Palmeira das Missões, passam a contar com leitos UTI. Anteriormente, nenhum deles contava com a unidade, o que deixava a região em situação de vulnerabilidade em relação ao atendimento de pacientes graves, especialmente aos que foram afetados pelo coronavírus.

Para o vice-prefeito e presidente da comissão interventora do Hospital de Caridade, Régis Lorenzoni, esta é uma grande vitória para Palmeira das Missões e região. “Tamanha realização representa o trabalho de uma comunidade que há mais de 30 anos sonha com uma UTI em nosso Hospital de Caridade. Sonho este, que seguiremos trabalhando para a habilitação da mesma juntamente ao Ministério da Saúde. A habilitação da UTI covid representa um trabalho e um esforço conjunto de toda a comunidade regional. Queremos frisar então, o trabalho da administração municipal de Palmeira das Missões, da gestão do Hospital de Caridade, da Associação do Hospital de Caridade, da comissão interventora do HC, da UFSM-PM e da 15ª CRS. É uma imensa alegria poder falar de uma conquista provinda da união da população em uma semana de reflexão como a semana da páscoa, vinda em um período de tantas dificuldades. Uma nova página na história da saúde regional começa a ser escrita”, disse orgulhoso.

A Secretaria Estadual de Saúde – SES havia anunciado no dia 11 de março, que abriria 183 leitos UTI no Estado. E, concretizando um desejo antigo da população regional, o Hospital de Caridade seria contemplado com dez leitos de UTI disponíveis.

Os novos leitos de UTI Covid irão qualificar ainda mais a rede SUS no Estado, já ampliada em 137% desde o início da pandemia – eram 933 leitos e agora são 2.214. Em dezembro do ano passado, o RS tinha expandido a rede de UTI SUS em quase mil leitos, passando a contar com 1.918 leitos. Além da locação e aquisição com recursos do Estado, a SES irá contar com 10 respiradores doados pela empresa JBS e mais 50 anunciados pelo Ministério da Saúde.

Em meio ao agravamento da pandemia de covid-19 em todo o Brasil, a notícia da abertura da UTI vem como um alívio, ainda que pouco, mas que representa esperança para milhares de famílias da região.

Receba as notícias do Site OBSERVADOR REGIONAL no seu celular: CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo de WhatsApp

Fonte: Tribuna da Produção

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

MAIS LIDAS

VÍDEOS

Mais notícias

Chiapetta não deu trégua no combate a Covid-19 neste sábado (17)
A Administração Municipal de Chiapetta através da Secretaria Municipal...
Brigada Militar apreende adolescente em Santo Augusto com drogas
Na sexta-feira (16/04), às 17h00 policiais militares do 7º...
Brigada Militar flagra aglomerações em Crissiumal
Na noite de sexta-feira (16/04), policiais militares do 7º...
Brigada Militar de Ijuí prende foragido de Ibirubá
Homem de 53 anos, natural de Ibirubá, foi abordado...
Santiaguense está desaparecido em São Miguel das Missões há mais de 15 dias
Benício Pereira Mello, 35 anos, está desaparecido desde o...