As unidades serão abertas nos próximos 15 dias, a partir do recebimento, compra e locação de respiradores e demais equipamentos necessários para comporem as Unidades de Terapia Intensiva.
Além da locação e aquisição com recursos do Estado, a SES irá contar com 10 respiradores doados pela empresa JBS e mais 50 anunciados pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (11/3). Entre os municípios que irão abrir leitos estão Santo Antônio da Patrulha, Palmeira das Missões, Esteio, Alvorada e Cachoeirinha.
Os novos leitos de UTI Covid irão qualificar ainda mais a rede SUS no Estado, já ampliada em 137% desde o início da pandemia – eram 933 leitos e agora são 2.214. Em dezembro do ano passado, o RS tinha expandido a rede de UTI SUS em quase mil leitos, passando a contar com 1.918 leitos. Nos três meses seguintes, até esta quinta-feira (11/3), foram abertos mais 296 leitos: 20 janeiro; 131 em fevereiro; e 145 até esta quinta (11/3).
O pedido de habilitação dos novos leitos será encaminhado pela SES ao Ministério da Saúde, responsável por conceder e renovar habilitações e pagar as diárias de UTI aos hospitais.
Fonte: Tribuna da Produção com informações da SES




