Poderosa massa de ar polar chega ao Brasil no fim do mês

Modelos atmosféricos indicam que um potente sistema de alta pressão atmosférica com trajetória continental poderá chegar ao Brasil no fim do mês com impacto na temperatura até mesmo em latitudes mais baixas.  Dizer que esse sistema tem trajetória continental significa que essa massa de ar polar viaja direto do Pólo Sul até aqui  mantendo suas características e por consequência com grande impacto na temperatura .  Informações preliminares indicam que esse sistema avançará pela Argentina e alcança o Paraguai entre os dias 26 e 27 de junho e por fim chega com força total ao Oeste do Brasil pelos estados do Sul e Centro-Oeste ao redor do dia 28 de junho.

A primeira vista essa massa de ar polar irá forma uma “pista de vento sul gelado” que irá transportar ar frio até o sul do Amazonas nos baixos níveis da atmosfera (como pode ser visto no campo de vento acima no nível de 850hPa aproximadamente a 1500 metros de altura). Em razão disso, essa massa de polar além de derrubar a temperatura no Sul do Brasil poderá causar queda significativa na temperatura também em parte do Centro Oeste e Norte com expectativa do primeiro evento de “friagem” do inverno. Interessante descartar que o núcleo desse sistema atuará sobre o Sul do país e depois irá avançar para o mar e, em principio não terá impacto tão proeminente sobre o Sudeste, notadamente entre os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espirito Santo.

Potencial para formação de geada no Sul 

A geada é um fenômeno que tem maior previsibilidade no curto prazo, porém em se mantendo este cenário com a projeção de ar seco e muito frio para este período já é possível se antecipar o potencial de geada moderada a forte na região. No Sul do país, modelos indicam potencial para geada forte que poderia ocorrer já na manhã do dia 27, com maior potencial sobre o Oeste da região. O potencial para geada se mantém para o dia 28 e diminuindo gradualmente nos dias seguintes.

Receba as notícias do Site OBSERVADOR REGIONAL no seu celular: CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo de WhatsApp

Fonte: Metsul Meteorologia

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Slider

MAIS LIDAS

Slider