Polícia Civil deflagra operação em combate ao furto de carga de grãos em Frederico Westphalen

A Polícia Civil, nesta terça-feira (08), deflagrou a segunda fase da Operação NPR, com cumprimento de ordens judiciais nas cidades de Iraí e Frederico Westphalen no Rio Grande do Sul, e Xanxerê, Santa Catarina.

A Operação NPR investiga organização criminosa destinada à subtração de cargas de grãos, especialmente de soja. Durante as investigações se verificou que a estrutura criminosa pratica este tipo de crime há muitos anos, com inúmeros casos relatados, sempre com o mesmo modos operandi: motoristas de caminhão são aliciados pelo bando, que os orienta a efetuar carregamentos lícitos de cargas de soja e, após o carregamento, a carga é desviada de seu destino final, sendo efetivada a troca das notas fiscais originais por notas de produtor rural “frias”, de maneira a conferir licitude à carga e proporcionar posterior revenda a terceiros.

Na primeira fase, foram presos quatro indivíduos. Hoje, foram presas preventivamente duas pessoas em Iraí, além do cumprimento de mandado de prisão de individuo que já se encontra recolhido por crime de tráfico de drogas. Os indivíduos presos em Iraí possuíam um silo de armazenagem, o qual servia para a troca de caminhões transportadores de soja, bem como da nota fiscal.

Já o indivíduo preso em Xanxerê trabalhava em uma oficina de reparos de freios de caminhão e, assim, aproveitava-se para aliciar motoristas. Ainda, foram cumpridos mandados de busca em Iraí e Frederico Westphalen, acerca de indivíduos que emitiram notas de produtor rural supostamente sem lastro, contribuindo para o êxito da quadrilha.

Há indícios de que este crime é praticado desta forma há mais de dez anos, com prejuízos patrimoniais não estimados, mas certamente de grande monta, haja vista que o valor de uma única carga costuma aproximar-se de R$ 70 mil a R$ 100 mil.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Polícia Civil

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

MAIS LIDAS

VÍDEOS

Mais notícias

ATENÇÃO – Campo Novo: Aterro de acesso à Ponte do Turvo começa a ceder (CONFIRA VÍDEO)
As fortes chuvas registradas nos últimos dias na Região...
Crissiumal: Chuvas desta manhã (28) causaram quedas de barreiras e transbordamento de rios
A forte chuva que cai em toda a Região...
Saída de pista é registrada na BR 468 em Três Passos
O condutor de um Fiat Strada de cor preta...
Cotação dos Produtos Agrícolas nesta quinta-feira (28/01/2021)
Confira os preços dos produtos agrícolas na ABC Agrícola...
MP cumpre mandados de busca e apreensão em investigação que apura financiamento de campanha eleitoral por facção criminosa
O Ministério Público do Rio Grande do Sul, em...