O consumidor que faz compras pela internet para fugir do movimento nas ruas e conseguir preÇÃOs mais baixos deve tomar cuidado com os golpes virtuais. Muitos sites que parecem legítimos podem ser verdadeiras armadilhas. Abrir uma loja virtual é fácil e barato. Pessoas de má-fé podem copiar fotos, textos e criar uma boa estrutura de navegação para compra e emissão do boleto bancário. Depois, como numa loja séria, ainda enviam para o consumidor um e-mail dando os “parabéns pela compra. Hoje em dia, se você ligar para o telefone da loja fraudulenta ele existe. Se você mandar o e-mail, ele é respondido. Mas, na verdade tudo está sendo preparado para o golpe. Depois que o dinheiro das pessoas é coletado, tudo desaparece. Recentemente o PROCON/SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) atualizou a lista de sites que devem ser evitados pelos brasileiros. Com isso, a sua “lista negra passa a contar com 421 endereÇÃOs que apresentam perigo aos consumidores. A lista está disponível em:
http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php
A falta de entrega do produto é a principal reclamação contra as lojas virtuais fraudulentas. Antes de comprar, portanto, recomenda-se que o consumidor busque informaÇÕes a respeito do fornecedor para não cair em armadilhas.
Confira adiante 11 dicas para evitar golpes:
- Desconfie de preÇÃOs muito baixos. Não existe milagre: desconfie de ofertas vantajosas demais.
- O site tem que oferecer uma compra segura (garantir que ninguém mais tenha acesso a seus dados pessoais). Para isso, na hora da compra, deve aparecer um “cadeado na barra inferior do navegador. Mas cuidado: muitos sites falsos copiam essa imagem e inserem dentro página. Clique duas vezes sobre esse ícone e uma pequena janela com informaÇÕes sobre a autenticidade do site deve aparecer. Em alguns sites falsos, o cadeado pode até aparecer, mas será apenas uma imagem e ao clicar duas vezes sobre ele nada irá acontecer.
- Atenção ao endereÇÃO que aparece na hora de fazer a compra: Depois do “http deve aparecer a letra “s que significa “security (segurança). Se a página for segura, tem de começar com “https . Se for só http, cuidado.
- No ato da compra, minimize a página: se o teclado virtual for minimizado também, está correto. No entanto, se ele permanecer na tela sem minimizar junto com esta, está errado.
- Sempre que fornecer seus dados sigilosos, como por exemplo do cartão de crédito, digite sua senha “errada na primeira vez. Se aparecer uma mensagem de erro, significa que o site é realmente do banco, pois o sistema tem como checar a senha digitada. Mas, se digitar a senha errada e não acusar erro é um mau sinal. Alguns golpistas querem apenas capturar senhas.
- Atenção para a forma de pagamento. Evite comprar em sites que recebem apenas por boleto bancário ou depósito em conta. Ainda, veja quem é o titular da conta bancária. se for uma pessoa física e não uma empresa, não compre!
- Procure no site a identificação da loja em que pretende realizar a compra (razão social, CNPJ, telefone e outras formas de contato além do e-mail).
- Prefira fornecedores recomendados por amigos ou familiares.
- Imprima ou salve todos os documentos que demonstrem a compra e a confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios etc.).
- Instale programas de antivírus e o firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) e os mantenha atualizados em seu computador.
- Nunca realize transaÇÕes online em lan houses, cybercafés ou computadores públicos, pois podem não estar adequadamente protegidos.
Postada originalmente em: 2019-01-08 20:24:00
Categoria original: Polícia
Fonte: William Garcez, Delegado de Polícia, Titular da Delegacia de Polícia de Crissiumal. Professor de Direito Penal da FEMA (Santa Rosa-RS) e da AD VERUM (Recife-PE).