A Polícia Civil, com apoio de uma equipe responsável pela Operação Protetor, identificou um homem acusado de administrar e utilizar perfis falsos no Instagram para difamar e ofender o público em Abelardo Luz, no Oeste de Santa Catarina.
Nesta segunda-feira, dia 12, um mandado de busca e apreensão foi cumprido na casa do autor, de 33 anos.
Um inquérito policial apura o cometimento de crimes contra a honra e a liberdade individual praticados por meio da internet. Conforme a investigação, o homem administrava três perfis com mais de 30 mil seguidores para espalhar informações ofensivas entre a população através de injúrias, calúnias e até divulgação de segredos.
Ainda segundo a apuração, desde fevereiro deste ano, quando a página foi criada, o responsável pelo perfil, usando do anonimato e dados falsos para criação das contas, começou a publicar conteúdo ofensivo recebido de terceiros, sem certificar a veracidade, com informações que mexeram com a reputação das vítimas, inclusive de figuras políticas.
Ao menos dez pessoas procuraram a delegacia para registrar as ofensas.
Após intenso trabalho investigativo da Polícia Civil, com a análise de diversos dados, foi possível identificar o endereço do suspeito em Abelardo Luz.
No local das buscas, foram apreendidos cinco celulares, que serão encaminhados para a perícia técnica. A busca foi acompanhada pelo autor, que colaborou com a investigação.
Ânimos alterados
A Polícia Civil destaca ainda que as postagens realizadas pelos perfis geraram uma grande “instabilidade na ordem pública local”, com alteração de ânimos entre a população, desencadeando, inclusive, outros crimes como disparos de arma de fogo, ameaças e lesões corporais.
As investigações devem prosseguir para verificar se há a participação de outras pessoas, que também poderão ser responsabilizadas pelo crime.
Receba as notícias do Site OBSERVADOR REGIONAL no seu celular: CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo de WhatsApp
Fonte: Oeste Mais