PP, MDB e PDT se mantêm como as siglas que mais elegeram prefeitos no RS

O Partido Progressista (PP), o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e o Partido Democrático Trabalhista (PDT) mantiveram-se na liderança e foram as siglas que mais elegeram prefeitos gaúchos, durante o primeiro turno das eleições municipais 2020. No último dia 15/11, o PP foi o que mais conquistou prefeituras: 143 – uma a mais que o pleito anterior – e ainda disputa o segundo turno em Santa Maria.

Na sequência, o MDB elegeu prefeitos em 135 municípios, dois a mais se comparado a eleição em 2016.

Contudo, o partido ainda disputa, no segundo turno, o comando da capital gaúcha, Porto Alegre. Também se manteve entre os maiores partidos no Estado o PDT, com 65 eleitos, 13 gestores a menos do que a quatros anos atrás.

Com o Partido dos Trabalhadores (PT) perdendo 16 prefeituras – totalizando 23 eleitos em 2020 –, a quarta sigla mais votada foi a do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), que elegeu 31 prefeitos no RS, dois a mais que o último pleito e ainda disputa mais uma vaga na Prefeitura de Canoas.

Ainda decidem em segundo turno os municípios de Caxias do Sul e Pelotas, ambos com disputa entre candidatos do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e PT.

“PP, MDB e PDT são, há muitos anos, os maiores partidos em números de prefeituras aqui no Estado. O que houve foi uma troca do quarto lugar: o PT teve uma queda, perdendo essa posição, e quem assume é o PTB.”, salientou o presidente da Famurs e prefeito de Taquari, Maneco Hassen. Conforme o Estatuto da Federação, os três maiores partidos devem realizar a gestão da entidade, a partir de junho de 2021.

No quarto ano, os partidos restantes que elegeram candidatos ao Executivo Municipal poderão fazer suas indicações para participar de um processo eleitoral e definir qual sigla irá presidir a Famurs na gestão 2024/2025.

Fonte: Famurs

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

MAIS LIDAS

VÍDEOS

Mais notícias

Descarga elétrica tira vida de agricultora no Noroeste do RS
A Brigada Militar 4ª Cia guarnição de Tucunduva e...
Assalto seguido de roubo de carro em Panambi na noite desta quinta-feira (04)
Foi por volta das 20h. Três homens solicitaram uma...
Executores invadem apartamento e disparam contra homem em Ijuí
Uma tentativa de homicídio foi registrada na noite desta...
Coronel Bicaco: Com 16 novos casos secretaria emite carta aberta a população
Ante ao aumento contínuo de casos de contaminação por...
Região – Mais de 100 bugios já foram encontrados mortos por consequência da febre amarela
As secretarias da saúde da região norte, nordeste e...