Operação verificou se motoristas estão cumprindo a obrigatoriedade do farol baixo ligado durante o dia
Na sexta-feira, 08, comeÇÃOu a valer a obrigatoriedade do farol baixo durante o dia em rodovias. A medida está prevista na Lei 13.290/2016, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e tem o objetivo de aumentar a segurança nas estradas. O motorista que não adotar a medida será multado por infração média em 85,13 reais e terá quatro pontos na carteira de habilitação.
A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) de Santo Augusto realizou na manhã da sexta-feira, 08, fiscalização no trevo de acesso a Chiapetta, na ERS-155. O objetivo da operação foi verificar se motoristas estavam cumprindo a nova lei. Segundo o Comandante Leandro de Oliveira, “a medida tem por finalidade aumentar a visibilidade dos veículos e consequentemente reduzir o número de colisões entre veículos durante o dia . Estudos do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) mostram que a presença de luzes acessas reduzem de 5% a 10% o número de colisões.
De acordo com o sargento Oliveira, a escolha do local para a fiscalização neste primeiro dia tem uma explicação. “Os trevos são locais em que podemos perceber a importância da luz. Existe tráfego de veículos em diferentes direÇÕes e o motorista precisa ficar atento. Dessa maneira, a luz contribui para visibilidade e reflexo do condutor . Durante operação, Oliveira destacou que o motorista precisa entender que o farol baixo não pode ser substituído por farol de milha, farol de neblina ou farolet.
Durante a sexta-feira, 11 veículos foram autuados por descumprirem com a nova lei. O comandante finaliza indicando uma sugestão aos motoristas que ainda se esquecem de ascender os faróis. “Pode ser colocado um lembrete no painel do veículo . Ainda de acordo com o sargento “a sugestão é válida, porque o período de adaptação para motoristas já foi dado e agora quem não se adequar será autuado
Postada originalmente em: 2016-07-10 03:00:00
Categoria original: Região Celeiro
Fonte: Rádio Ciranda FM 105,5