Presídio de Cruz Alta realiza reformas com mão de obra prisional

Apenados realizaram pintura nas paredes e no teto dos alojamentos. Foto de Seapen/Susepe Divulgação

Com criatividade e parcerias, o Presídio Estadual de Cruz Alta (PECA) realizou melhorias na estrutura da casa prisional e redistribuição de apenados. A ação é fruto de esforço conjunto da Administração do Presídio e da comunidade local, com apoio da 3ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR), da Seapen e da Susepe. Todas as modificações foram realizadas com mão de obra de apenados.

A reforma abrangeu modificações no telhado, no piso e nas janelas, adaptação dos banheiros, pintura, manutenção elétrica e hidráulica, instalação de câmeras, substituição de portas e manutenção dos portões dos corredores. De acordo com o Delegado da 3ª DPR, Ederson Dornelles, a iniciativa resultará em melhores condições sanitárias para os apenados, além de trazer mais segurança e melhores condições de trabalho para os servidores.

Com a reforma, o alojamento do trabalho externo foi transformado em alojamento feminino, e as celas femininas passarão a alojar presos dos regimes aberto e semiaberto. “Nosso objetivo era oportunizar às apenadas e aos apenados um ambiente salubre para o convívio, com um espaço amplo, luminoso e limpo”, destacou o diretor da casa prisional, Frederico de Mello Alves.

Também foram realizadas adaptações para melhorar a segurança interna do Presídio, como a instalação de câmeras para monitoramento dos apenados nos corredores, substituição de portas nas celas e manutenção dos portões de segurança dos corredores. “O acréscimo das câmeras auxilia a monitorar as movimentações diárias dos apenados e a utilização de portões de segurança ajuda a manter os apenados do regime semiaberto sem contato com os demais apenados, facilitando as movimentações e resultando em aumento significativo da segurança”, explicou Alves.

O secretário da Administração Penitenciária, Cesar Faccioli, destacou a importância dessa ação. “Esse tipo de iniciativa demonstra que eventuais limitações orçamentárias não devem servir, obrigatoriamente, como limitadoras para aqueles que sabem usar a criatividade para superar as adversidades e obter avanços”, afirmou.

 

Fonte: Imprensa Seapen/Susepe

O espaço para alojamento das apenadas passou por grande reestruturação
A instalação de câmeras de vigilância auxilia na segurança da casa prisional
Os apenados também realizaram reparos na parte elétrica
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

MAIS LIDAS

VÍDEOS

Mais notícias

Casal suspeito de participação no assalto a banco em Criciúma é preso no interior de SP
Um casal suspeito de envolvimento no mega-assalto a um...
Coronel Bicaco: Prefeito Jurandir rcebe dirigentes do Sicredi das Culturas
Na ultima terça, dia 27 de janeiro, o Prefeito...
Braga: Prefeito esteve em audiências em Porto Alegre
Em uma rápida mas movimentada agenda o Prefeito de...
Miraguaí: Prefeito recebe em seu gabinete Gestor de Saneamento da Corsan
Na tarde da última terça-feira (26) o Prefeito de...
Panambi: Colisão seguida de capotamento em Panambi
Uma colisão lateral envolvendo dois veículos resultou em um...