Previsão do tempo no RS: Inmet alerta para risco de temporais em algumas regiões nesta terça-feira

A segunda-feira (28) começou com céu aberto em todo o Rio Grande do Sul. Ao longo da tarde, porém, de acordo com a Somar Meteorologia, a combinação de um sistema de baixa pressão atmosférica (localizado entre a Argentina e o Paraguai) com o calor e a umidade presentes no território gaúcho, culminou na ocorrência de pancadas fortes de chuva em alguns pontos isolados da Serra e das regiões norte e noroeste do Estado. Nas demais áreas, entretanto, o tempo se manteve firme, com predomínio de sol e poucas nuvens.

Nesta terça-feira (29), o dia volta a começar ensolarado, mas, novamente durante a tarde, zonas de instabilidade atingem a Região Metropolitana, o Litoral Norte, a Serra, a Fronteira Oeste e as regiões norte e noroeste do RS, podendo provocar pancadas de chuva (com intensidade entre moderada e forte), descargas elétricas e eventual queda de granizo nessas áreas — ainda que, na maioria delas, as precipitações devam ocorrer de maneira isolada e passageira, sem representar acumulados significativos.

Para o Litoral Norte e os Campos de Cima da Serra, entretanto, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade (assim como para o litoral catarinense e parte do Paraná), chamando atenção para o risco de chuva volumosa (de até 50 mm) e de rajadas intensas de vento (que podem chegar a 60 km/h), a qualquer hora do dia.

No restante do território gaúcho (Campanha, Litoral Sul e regiões central e sul do RS), o tempo tende a permanecer firme (sem possibilidade de chuva) e com céu claro.

A temperatura máxima desta terça no Estado é esperada em Porto Xavier, no noroeste gaúcho: 37°C. Em Porto Alegre, a variação térmica fica entre 20°C e 31°C.

Na quarta-feira (30), o tempo se mantém firme em todas as áreas entre a manhã e a tarde. Ao anoitecer, uma nova frente fria deve chegar ao território gaúcho, criando condições para chuva forte, raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo na Fronteira Oeste e regiões sul e central do RS. As temperaturas sobem ainda mais, com máxima de 38°C prevista para Alegrete, na Fronteira Oeste. Na Capital, os termômetros variam entre 20°C e 34°C.

Veja, abaixo, como deve ficar o tempo na sua região: 

Região Metropolitana: a terça-feira (29) começa com sol e poucas nuvens. À tarde, zonas de instabilidade que devem atingir a região podem provocar pancadas de chuva (com intensidade entre moderada e forte), além de raios e eventual queda de granizo. As precipitações, porém, tendem a ocorrer de maneira isolada e passageira, sem representar acumulados significativos. Em Canoas, os termômetros variam entre 19°C e 33°C.

Serra gaúcha: a terça-feira (29) começa com sol e poucas nuvens. À tarde, zonas de instabilidade que devem atingir a região podem provocar pancadas de chuva (com intensidade entre moderada e forte), além de raios e eventual queda de granizo. Para os Campos de Cima da Serra, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade, chamando atenção para o risco de chuva volumosa (de até 50 mm) e rajadas de vento intensas (que podem chegar a 60 km/h). Em Vacaria, os termômetros variam entre 14°C e 28°C.

Litoral Norte: a terça-feira (29) começa com sol e poucas nuvens. À tarde, zonas de instabilidade que devem atingir a região podem provocar pancadas de chuva (com intensidade entre moderada e forte), além de raios e eventual queda de granizo. Para a região, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade, chamando atenção para o risco de chuva volumosa (de até 50 mm) e rajadas de vento intensas (que podem chegar a 60 km/h). Em Capão da Canoa, os termômetros variam entre 21°C e 27°C.

Litoral Sul: a terça-feira (29) terá tempo firme, com sol entre poucas nuvens. Em Rio Grande, os termômetros variam entre 20°C e 24°C.

Região Norte: a terça-feira (29) começa com sol e poucas nuvens. À tarde, zonas de instabilidade que devem atingir a região podem provocar pancadas de chuva (com intensidade entre moderada e forte), além de raios e eventual queda de granizo. As precipitações, porém, tendem a ocorrer de maneira isolada e passageira, sem representar acumulados significativos. Em Passo Fundo, os termômetros variam entre 16°C e 30°C.

Região Noroeste: a terça-feira (29) começa com sol e poucas nuvens. À tarde, zonas de instabilidade que devem atingir a região podem provocar pancadas de chuva (com intensidade entre moderada e forte), além de raios e eventual queda de granizo. As precipitações, porém, tendem a ocorrer de maneira isolada e passageira, sem representar acumulados significativos. Em Porto Lucena, os termômetros variam entre 21°C e 35°C.

Região Sul: a terça-feira (29) terá tempo firme, com sol entre poucas nuvens. Em Tapes, os termômetros variam entre 20°C e 27°C.

Região Central: a terça-feira (29) terá tempo firme, com sol entre poucas nuvens. Em Santa Maria, os termômetros variam entre 18°C e 31°C.

Campanha gaúcha: a terça-feira (29) terá tempo firme, com sol entre poucas nuvens.  Em Candiota, os termômetros variam entre 16°C e 30°C.

Fronteira Oeste: a terça-feira (29) começa com sol e poucas nuvens. À tarde, zonas de instabilidade que devem atingir a região podem provocar pancadas de chuva (com intensidade entre moderada e forte), além de raios e eventual queda de granizo. As precipitações, porém, tendem a ocorrer de maneira isolada e passageira, sem representar acumulados significativos. Em Uruguaiana, os termômetros variam entre 21°C e 35°C.

Ainda não é assinante? Assine GZH e tenha acesso ilimitado ao site, aplicativos e ‘jornal digital. Conteúdo de qualidade na palma da sua mão.

Veja como deve ficar o tempo em algumas cidades nesta terça-feira (29) :

Capital: pancadas de chuva e trovoadas Mínima de 20°C e máxima de 31°C.
Pelotas: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 19°C e máxima de 27°C.
Caxias do Sul: pancadas de chuva e trovoadas Mínima de 14°C e máxima de 25°C.
Santa Maria: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 18°C e máxima de 31°C.
Santa Rosa: pancadas de chuva e trovoadas Mínima de 21°C e máxima de 34°C.
Erechim: pancadas de chuva e trovoadas Mínima de 16°C e máxima de 32°C.
Uruguaiana: pancadas de chuva e trovoadas Mínima de 21°C e máxima de 35°C.
Torres: pancadas de chuva e trovoadas Mínima de 21°C e máxima de 27°C.
Rio Grande: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 20°C e máxima de 24°C.
Mostardas: pancadas de chuva e trovoadas Mínima de 21°C e máxima de 25°C.
Passo Fundo: pancadas de chuva e trovoadas Mínima de 16°C e máxima de 30°C.
Bagé: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 17°C e máxima de 31°C.
Tramandaí: pancadas de chuva e trovoadas Mínima de 21°C e máxima de 27°C.
Xangri-Lá: pancadas de chuva e trovoadas Mínima de 21°C e máxima de 27°C.
Capão da Canoa: pancadas de chuva e trovoadas Mínima de 21°C e máxima de 27°C.
São Borja: pancadas de chuva e trovoadas Mínima de 22°C e máxima de 34°C.

 

Fonte: GZH

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Slider

MAIS LIDAS

Slider

VÍDEOS

Mais notícias

Redentora registrou neste sábado (12) o 25º óbito em decorrência da Covid-19
A Administração Municipal de Redentora, através da Secretaria de...
Motorista morre preso à carga em Seberi
O motorista Ivanir Bourscheidt, de 47 anos, foi encontrado...
PRF prende contrabandista com cerca de 12 mil maços de cigarro num carro clonado
Na tarde desta sexta-feira (11), a Polícia Rodoviária Federal...
Duas pessoas ficam feridas em colisão frontal na BR-386 em Coqueiros do Sul
Duas pessoas ficaram feridas ao se envolverem em um...
Ecko, chefe da maior milícia do Rio de Janeiro, morre após ser baleado pela polícia
Wellington da Silva Braga, o Ecko, chefe da maior milícia...