Projeto que veta nomeação de condenados pela Lei Maria da Penha é aprovado em Giruá

Na última semana foi aprovado na Câmara de Vereadores de Giruá, o Projeto de Lei 004/2021, do vereador Fabiam Thomas (PDT), que tem como objetivo impedir a contratação no funcionalismo público, para todos os cargos de provimento em comissão (cargos de confiança), pessoas condenadas pela Lei Maria da Penha. A vedação serve para todos os setores na esfera municipal.

Por força de leis, a nomeação de servidores do quadro funcional (concursados) já veda qualquer condenação criminal, bem como, para cargos de confiança, àqueles condenados por infrações à legislação eleitoral (Lei Ficha Limpa Municipal). A lei tem, para além de efeito jurídico, um peso simbólico, resguardando o serviço público de pessoas que foram condenadas por violência contra a mulher.

O vereador autor do PL afirma que o papel do legislador é fiscalizar o Executivo, mas também propor soluções e atender as demandas da sociedade civil. “O estado tem um papel primordial no combate à violência contra a mulher e, nada mais junto, que os próprios órgãos públicos darem o exemplo, impedindo a contratação de pessoas que comprovadamente violentaram alguma mulher”, enfatiza Fabiam.

Inicialmente acompanhado pelos vereadores Elton Mentges (PT), Simone Kogler (PDT) e Ernani Zagonel (PDT), o projeto acabou sendo subscrito, em sessão, por todos os demais vereadores giruaenses. Outros municípios gaúchos como Caxias do Sul e Santo Ângelo aprovaram textos semelhantes ao de Giruá. O pioneiro nessa lei foi o estado do Rio de Janeiro.

Fonte: Correio do Povo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Slider

MAIS LIDAS

Slider

VÍDEOS

Mais notícias

Explosão de lareira ecológica provoca incêndio em Três de Maio (Confira Vídeo)
Um incêndio provocado pela explosão de uma lareira ecológica...
Redentora: Administração Municipal divulga Vacinômetro
A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de...
Confira Áudio: Informativo da Administração Municipal de Coronel Bicaco em 15/05/2021
Confira o Informativo da Administração Municipal de Coronel Bicaco...
Chiapetta: Administração Municipal disponibiliza abertura de açudes gratuitamente aos agricultores
O Programa de incentivo à Piscicultura (Lei Municipal n°697),...
Carro usado na fuga de suspeito de mortes em Lagoa Vermelha é encontrado incendiado
A Polícia Civil encontrou, nesta sexta-feira (14), o carro usado...