Estamos chegando na reta final das eleições municipais de 2024. No próximo domingo, dia 06 de outubro, a população passo-fundense vai às urnas para votar no prefeito e nos vereadores que representarão a comunidade pelos próximos quatro anos.
Esta semana promete ser decisiva em diversos aspectos, entre eles o encerramento das propagandas eleitorais gratuitas no rádio e na televisão. Elas proporcionam aos eleitores uma visão ampla sobre as propostas dos candidatos. Sobre este assunto, a reportagem da Rádio Uirapuru conversou com o juiz da 128ª Zona Eleitoral, Dr. Luís Clóvis Machado da Rocha Júnior, que destacou que as propagandas nos veículos de comunicação encerram na próxima quinta-feira, dia 03 de outubro.
Entretanto, as campanhas nas ruas, com a distribuição de materiais, podem continuar até o sábado (05), às 22h, um dia antes das eleições. Os comícios devem encerrar 48 horas antes do dia 06 de outubro, e as carreatas e passeatas, 24 horas antes
O descumprimento das regras da campanha eleitoral sujeita o candidato à aplicação de multas que variam de R$ 5.000 até R$ 25.000, dependendo da gravidade da conduta. A Justiça Eleitoral recebe as denúncias por meio do aplicativo Pardal ou através dos partidos. Estes, por sua vez, denunciam, ouvem os acusados e, se constatada a irregularidade, a multa é aplicada.
O juiz destacou ainda que, durante a campanha deste ano, a Zona Eleitoral recebeu mais de 60 representações e denúncias de propagandas irregulares em Passo Fundo, tanto pelo formato da propaganda quanto pelo conteúdo, que, em alguns casos, envolveu notícias falsas.
A recomendação do juiz eleitoral é que a comunidade aproveite a última semana de campanha para escolher bem os seus candidatos, prestando atenção na qualidade das propostas. Dessa forma, poderão escolher de maneira racional quem melhor os representará na Câmara de Vereadores e na Prefeitura.
Receba as notícias do Site OBSERVADOR REGIONAL no seu celular: CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo de WhatsApp
Fonte: Rádio Uirapuru