Neste fim de semana, entre sábado (7) e domingo (8), Humaitá e mais algumas cidades da região Celeiro farão parte de uma rota da prova de ciclismo de longa distância AUDAX (600 km). A prova é vista como uma disputa pessoal de superação. As únicas premiações são o certificado randonneur e medalha.
A largada será em Palmeira das Missões, passando por Tiradentes do Sul e se deslocando até Crissiumal. Os ciclistas ainda passam por Humaitá e depois voltam a Palmeira das Missões, fechando os primeiros 300 km da prova.
Chegando em Palmeira das Missões, os competidores tomam banho, trocam de roupa e descansam, embora alguns tocam direto a depender da estratégia adotada. Na segunda parte da prova, o deslocamento vai até Ijuí com retorno a Palmeira das Missões, fechando os 600 km.
No trajeto da prova, normalmente a cada 50 km está posicionado um Ponto de Controle (PC), onde são ofertados lanches e bebidas para hidratação dos atletas, além do controle de passagem dos participantes. Em Humaitá, haverá um ponto às margens da ERS-207, em endereço na saída para Crissiumal.
Nesse tipo de prova de ciclismo de longa distância não existe colocação, apenas o tempo limite para a prova ser completada. Normalmente os participantes estabelecem estratégias próprias para administrar todo o tempo da prova e não sofrer muito desgaste. Para completar o percurso total de 600 km, os ciclistas tem o tempo máximo de 40 horas.
Em etapas anteriores do desafio ocorreram provas com distâncias menores de 200 km, 300 km e 400 km. Quando o atleta completa todas as provas se torna um “super randonneur”.