Redentora: Administração Municipal realiza Semana de Prevenção e Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes

A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Gabinete da Primeira Dama, realizará a Semana de Prevenção e Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, de 17 a 21 de maio.

Serão realizadas ações sistemáticas e intersetoriais sob o viés da prevenção e do enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, com o tema “Não feche os olhos”, que convida a sociedade para o enfrentamento a este grave problema.

O dia 18 de maio é lembrado como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi determinada oficialmente pela Lei 9970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 8 anos, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973.

Assim, a Administração Municipal convida o comércio local para se unir a essas ações, com a decoração de suas vitrines utilizando o referido tema, além de fixar em local visível um pequeno cartaz alusivo à data.

A violência sexual contra crianças e adolescentes pode ocorrer em várias idades (incluindo bebês) e em todas as classes sociais, podendo ser de várias formas. Abuso sexual ocorre quando a criança é utilizada por adulto ou adolescente para praticar algum ato de natureza sexual. Exploração sexual é usar crianças e adolescentes com propósito de troca ou de obter algum lucro financeiro ou de outra natureza em turismo sexual, tráfico, pornografia ou em rede de prostituição.

Assim que for identificada a violência sexual, antes mesmo de conversar com a vítima, é importante entrar em contato com profissional que possa colaborar e dar o encaminhamento correto de acordo com o caso.

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Conselho Tutelar e Polícias Militar e Civil são as unidades públicas que funcionam como porta de entrada para o atendimento de pessoas em situação de risco social ou que tiveram seus direitos violados.

Havendo alguma suspeita é possível fazer denúncia pelo canal Disque 100. A ligação é gratuita e funciona todos os dias da semana, por 24 horas.

A denúncia pode ser feita também na Brigada Militar, pelo número 190, ou Polícia Rodoviária Federal, pelo 191. O sigilo é garantido e as ligações podem ser feitas de aparelho fixo ou móvel.

 

Receba as notícias do Site OBSERVADOR REGIONAL no seu celular: CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo de WhatsApp

 

Fonte: Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Redentora

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Slider

MAIS LIDAS

Slider

VÍDEOS

Mais notícias

Explosão de lareira ecológica provoca incêndio em Três de Maio (Confira Vídeo)
Um incêndio provocado pela explosão de uma lareira ecológica...
Redentora: Administração Municipal divulga Vacinômetro
A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de...
Confira Áudio: Informativo da Administração Municipal de Coronel Bicaco em 14/05/2021
Confira o Informativo da Administração Municipal de Coronel Bicaco...
Chiapetta: Administração Municipal disponibiliza abertura de açudes gratuitamente aos agricultores
O Programa de incentivo à Piscicultura (Lei Municipal n°697),...
Carro usado na fuga de suspeito de mortes em Lagoa Vermelha é encontrado incendiado
A Polícia Civil encontrou, nesta sexta-feira (14), o carro usado...