Redentora: Escola Municipal Assis Brasil valoriza nossas raízes na Semana Farroupilha

Slider

A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realiza de 14 a 20 de setembro a Semana Farroupilha na Escola. As escolas da Rede Municipal de Ensino desenvolvem, nesse período, atividades sobre a Semana Farroupilha.

A Semana Farroupilha é um momento especial de culto às tradições gaúchas. As comemorações da Revolução Farroupilha relembram a Guerra dos Farrapos contra o Império, de 1835 a 1845. O Marco Inicial ocorreu no amanhecer de 20 de setembro de 1835.

A Semana Farroupilha é regulamentada pela Lei Estadual nº 8.715, de 11 de outubro de 1988.

O tema começou a ser trabalhado hoje, dia 14, e prossegue até o dia 20 de setembro, pelas turmas do Pré Escolar ao 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Assis Brasil, de Sítio Cassemiro.

O objetivo principal do projeto na Assis Brasil é lembrar o começo da Revolução Farroupilha, valorizando costumes, hábitos, enfim nossas raízes. Os objetivos gerais são conhecer a História da Cultura Gaúcha; conhecer o Hino do Rio Grande do Sul; desenvolver a linguagem oral, musicalidade e criatividade; visualizar e interpretar imagens; dramatizar histórias; promover socialização de conhecimentos; proporcionar atividades lúdicas; estimular o protagonismo infantil e juvenil; conhecer os Símbolos Riograndenses e consolidar os conhecimentos escolares.

O desenvolvimento do projeto consiste na realização de atividades propostas pelos professores para adquirir ou ampliar o conhecimento da cultura gaúcha, através de textos e interpretações, poemas, símbolos gaúchos, Hino Riograndense, recortes, colagens, desenhos e demais atividades que envolvam a efetiva participação dos educandos.

Foi montado na escola o Cantinho Gaúcho. Também há declamação de versos e será servido carreteiro, prato típico da culinária gaúcha. A culminância do projeto acontece na sexta-feira, dia 17.

Segundo a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Eliane Amaral Costa, é tradição em nosso Estado comemorar a Semana Farroupilha, resgatando costumes típicos do Rio Grande do Sul, dentre os quais danças, gastronomia, poesia, música e arte em geral, sem esquecer o necessário passeio pela História.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Redentora 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Slider

MAIS LIDAS

Slider