Região Celeiro aplicou apenas 36% das doses recebidas da vacina contra o Covid-19

Os 21 municípios da Região Celeiro receberam até o momento 13.556 doses de vacina contra o Covid-19, e conforme normas e orientações do Ministério da Saúde, da Secretária Estadual e das Coordenadorias Regionais da Saúde, nesta fase serão aplicadas duas doses nos grupos prioritários (profissionais de saúde, Instituições de Longa Permanência de Idosos, indígenas e maiores de 18 anos moradores de residências inclusivas).

Conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde, nos 21 municípios da Região Celeiro, foram aplicadas, até o último sábado, 4.884 referente a 1ª dose, ou seja, 36%.

A grande maioria dos municípios (14) aplicaram igual ou mais de 50% das doses, sendo que sete ficaram abaixo dos 50% (Humaitá, Redentora, São Valério, Sede Nova, Tenente Portela, Tiradentes do Sul e Vista Gaúcha).

Destes sete municípios, Humaitá, Redentora e Tenente Portela estão com índices de aplicação da vacina abaixo de 27%.

Em contato com a Secretária Municipal de Saúde do município de Redentora, Dra. Martha Helena Perez Roewer, a mesma informou que dentro do grupo dos profissionais de saúde todos foram vacinados, o problema está na comunidade indígena, pois muitos estão trabalhando temporariamente nas regiões de Vacaria e Caxias do Sul e agregado a isto as precipitações pluviométricas registradas nos últimos dias contribuíram para o acesso das pessoas nos locais de vacinação. Porém afirmou a Secretária que durante esta semana, com a previsão de melhora no tempo, o processo será acelerado dentro da Terra Indígena do Guarita, inclusive com a carros de som solicitando a presença dos indígenas para serem imunizados.

Em Tenente Portela, que também está com apenas 27% das aplicadas, segundo o Secretário Municipal de Administração, Paulo farias, o problema é o mesmo que no do município de Redentora e acrescentou que todos os profissionais de saúde foram vacinados e que a imunização dos indígenas é de responsabilidade da SESAI, sendo a função da administração é armazenar as doses, repassar a SESAI e após lançar nos programas da Secretaria do Estado os resultados.

Com relação ao município de Humaitá que está com índice de apenas 23%, e que não possui comunidade indígena, não conseguimos manter contato até o momento do fechamento desta matéria.

Receba as notícias do Site OBSERVADOR REGIONAL no seu telefone celular: CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo de WhatsApp

CONFIRA OS NÚMEROS DA VACINAÇÃO EM SEU MUNICÍPIO

Fonte: Observador Regional

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Slider

MAIS LIDAS

Slider

VÍDEOS

Mais notícias

Pais buscam notícias de filha e neto desaparecidos na Região Celeiro
Alrmiro e Terezinha Richert Regner, pais de Solange Carine...
Depois de vídeo, mulher envolvida no acidente na BR 386 tem prisão solicitada
A mulher de 34 anos ferida gravemente no acidente...
Morre uma das mais antigas moradoras de Braga
Faleceu na madrugada desta terça-feira, 18, aos 99 anos,...
Polícia vai apurar circunstâncias da morte de homem esmagado por retroescavadeira em Entre-Ijuís
Conforme a delegada de Polícia de Entre-Ijuís, Maria Rosane...
RS é um dos alvos de uma das maiores operações contra rede mundial de pedofilia
As Policiais Civis de 19 estados realizam nesta terça-feira...