Região Celeiro continua com índices em queda na área de Segurança Pública

A Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul divulgou recentemente os números de ocorrências em todas as cidades gaúchas acumuladas do ano 2020.

Em termos gerais, houve uma redução significativa de criminalidade na Região Celeiro em relação ao ano de 2019. O número total de ocorrências acumuladas em 2020 foi de 1361, o que corresponde a um número 10,98% menor do que o registrado no mesmo período do ano anterior, que foi de 1529.

Outros destaques relacionados à criminalidade acumuladas no ano 2020 na Região Celeiro:

O município com menor índice de criminalidade na Região Celeiro continua sendo São Valério do Sul, mesmo aumento o número de ocorrências de uma em 2019 para oito no ano de 2020.

Campo Novo continua sendo o município com maior taxa de crimes da Região Celeiro, mesmo tendo diminuído significativamente os números, pois em 2019 ocorreram 132 ocorrências contra 74 no ano de 2020. E segundo pode-se constatar, isto ocorreu devido ao trabalho efetivo, eficaz e intensivo das forças de segurança em relação ao combate dos crimes de posse e tráfico de entorpecentes no município, pois dos 74 crimes registrados no período, 22 foram relacionados a estes delitos. Esses números podem ser diminuídos, basta o Poder Público Municipal formar parcerias e instalar câmaras de monitoramento na cidade, o que inibiria o marginal e daria uma sensação de segurança maior aos munícipes, como foi o caso do município de Chiapetta, onde após a instalação destes equipamentos a taxa de criminalidade caiu e no momento é menos da metade de que a de Campo Novo.

Na sequência vem os municípios de Miraguaí, Tenente Portela e Bom Santo Augusto, com os de maiores taxas de índice de criminalidade na Região Celeiro.

O crime com maior incidência na Região Celeiro foi o de furto e roubo, com 767 registros e também foi o que teve registro nas 21 cidades da Região, embora seja o que mais sofreu redução de registros, comparando a 2019, ou seja: de 1059 em 2019 para 767 em 2020, significando um percentual de 27.57% a menor.

Na contramão da redução da criminalidade da Região o delito de estelionato teve um crescimento de 101%e foi registrado em 19 municípios.

Entenda a taxa/100mil hab.

Indicadores como a taxa por cem mil habitantes são proporcionais ao tamanho da população em questão, logo, eles permitem comparar populações (países, cidades, bairros) de tamanhos diferentes.

Dividindo o indicador por fatias menores de pessoas, é possível entender a distribuição geográfica de forma mais significativa..

Receba as notícias do Site OBSERVADOR REGIONAL no seu telefone celular: CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo de WhatsApp.

Confira tabela com os índices de criminalidade de todos os municípios da Região Celeiro:

Fonte: Observador Regional

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

MAIS LIDAS

VÍDEOS

Mais notícias

Brigada Militar realiza ações de combate ao avanço do COVID-19 no Município de Braga
Nesta quinta-feira (25/02), às 21h15 no bairro Santo Antônio...
Coronel Bicaco: ATENÇÃO – 19 novos casos de infecção por Covid-19 confirmados nesta quinta-feira (25)
A Secretaria Municipal de Saúde de Coronel Bicaco comunica...
Coronel Bicaco: Agentes Municipais realizam ações visando o cumprimento dos Decretos sobre a Covid-19
Contando com o apoio da Brigada Militar, os agentes...
Miraguaí: Casos ativos de Covid-19 quase dobram
A Secretaria Municipal de Saúde de Miraguaí atualizou na...
RS aciona último nível de plano emergencial e hospitais devem utilizar todos os espaços para atender casos de Covid
Diante de uma ocupação superior a 90% dos leitos...