Preocupados com o atual cenário em relação a Saúde Pública do Brasil, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul – FETAG/RS, em parceria com suas regionais sindicais e STR’s, realizaram no dia 23 de Agosto, o Dia “D em prol da saúde pública.
Na oportunidade, foram realizados simultaneamente 13 pontos de mobilização espalhados em todo o estado do Rio Grande do Sul. As Regionais Sindicais Três Passos e Ijuí realizaram ato na manhã do dia 23, em frente à 17ª Coordenadoria Regional de Saúde de Ijuí. A programação envolveu ação em frente a Coordenadoria, e às 11horas os participantes seguiram em caminhada até a Praça da República, onde se reforÇÃOu a revolta e indignação ao descaso que se vê atualmente com a saúde, pois este é um “Direito de todos! E o dever é do Estado!
O cenário que se apresenta é uma fragilidade no SUS. De acordo com o Presidente da FETAG/RS, Carlos Joel da Silva, “O Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais contesta com veemência a extinção do SUS em respeito aos direitos dos trabalhadores rurais e urbanos, que muito utilizam essa importante política pública que foi alcançada pela população brasileira. Não estamos contra qualquer governo, seja municipal, estadual ou federal, estamos apenas defendendo um direito da população
Os trabalhadores e trabalhadoras rurais foram as ruas lutar por:
- Falta e não repasse de recursos pontuais às secretarias municipais de saúde e hospitais;
- A falta de transparência na prestação de contas do dinheiro público por parte de alguns hospitais e clínicas;
- Defasagem nos valores da tabela de atendimentos prestados pelo Sistema único de Saúde-SUS;
- Contra o desperdício de recursos destinados a saúde, como por exemplo, à construção de várias UPAS e que por estarem de portas fechadas não vem atender os anseios da população brasileira.
Postada originalmente em: 2016-08-24 03:00:00
Categoria original: Região Celeiro
Fonte: Associação Regional dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da Regional Sindical Trê Passos – FETAG RS