Santa-mariense é o novo corregedor regional da Justiça Federal do RS

Foto: TRF-4 (Divulgação)

O desembargador federal santa-mariense Cândido Alfredo Silva Leal Júnior assumirá, na segunda-feira, como novo corregedor regional da Justiça Federal da 4ª Região. A solenidade ocorrerá de forma semipresencial na sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre.

Na oportunidade, também tomarão posse o novo presidente do TRF4, desembargador Ricardo Teixeira do Valle Pereira, que substitui Victor Luiz dos Santos Laus. Valle Pereira deverá coordenar o TRF4 pelos próximos dois anos. O vice-presidente será o desembargador Fernando Quadros da Silva.

Cândido Júnior tem 51 anos e se formou em Direito na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 1992. É especialista em Direito Processual Civil e em Direito Sanitário, e mestre em Filosofia.

A partir de outubro de 1992, atuou com advogado privado em Santa Maria, procurador jurídico do Banco Central e procurador da Fazenda Nacional no Estado. Em 1993, aos 23 anos, Cândido Júnior ingressou na magistratura federal.

Na primeira instância, atuou sempre em Porto Alegre. Em 2012, como juiz federal, era titular da Vara Ambiental quando foi promovido a desembargador federal da Corte. Atualmente, compõe a 4ª Turma do TRF4, especializada em Direito Administrativo, Civil e Comercial.

A cerimônia de posse começará às 15h e será transmitida ao vivo pelo canal oficial do tribunal no YouTube e pelo TelaTRF4, no site do órgão.

ATUAÇÃO
O TRF4 atua em ações que envolvem o Estado brasileiro, seja a própria União, sejam autarquias, fundações e empresas públicas. Os cinco tribunais regionais federais são responsáveis por julgar recursos contra decisões de primeira instância, mandados de segurança contra ato de juiz federal, ações rescisórias, revisões criminais e conflitos de competência.

A 4ª Região é composta pelos Estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná. O TRF4 é o responsável por julgamentos de recursos de casos de repercussão no país, como os que envolvem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas investigações do âmbito da Lava-Jato.

Fomte: Bei

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Slider

MAIS LIDAS

Slider