Nesta semana, a administração Zé e Naldo, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária – SEMAP realizou a entrega de mais de 4.000 (quatro mil) mudas de erva-mate, cultivar cambona-4, proveniente da cidade de Machadinho-RS.
Apesar de muito apreciada e consumida, poucos sabem que no dia 24 de abril se comemora o Dia Nacional do Chimarrão e que além de estar presente nos lares, na cultura e no cotidiano do sul do Brasil a erva-mate também marca forte presença na economia. Um exemplo disso é a erva-mate Cambona 4, no município de Machadinho (RS).
Com grande valorização pelo mercado, a erva-mate de sabor suave, geralmente extraída da mata é um processo dificultoso, caro e escasso. A partir disso, a Embrapa- Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e a Apromate – Associação dos Produtores de Erva-Mate de Machadinho identificaram na propriedade do produtor Theodoro Mendes da Fonseca, Sr. Dorinho, o parental masculino de um cruzamento ocorrido. A partir desse cruzamento, encontrou-se uma matéria-prima de sabor mais suave.
A Apromate com apoio do Consórcio Machadinho, do Instituto Alcoa e da Tractebel Energia implantou um programa de plantio desse material genético, em sistema agroflorestal, que pela boa produtividade e preÇÃO alcançado, tornou-se um excelente meio de renda e emprego para a agricultura da região. Esta variedade de erva-mate chamada Cambona 4, somente em 2013, exportou para o Uruguai e colocou nas prateleiras dos supermercados mais de 680 mil quilos de erva.
“A erva-mate Cambona rende até 1000 arrobas por hectare, enquanto a erva tradicional rende apenas 470 arrobas , conta o Gerente da Indústria de Erva-mate Cambona, Altair Rufatto.
Também nesta semana foram entregues as sementes de milho híbrido aos pequenos produtores rurais participantes do programa estadual troca – troca, onde parte dos custos da semente são subsidiados pelo Governo do Estado. No total foram entregues 81 sacos de sementes e um total de 34 produtores beneficiados, sendo na sua maioria produtores de leite, cujo plantio/semeadura será destinado para produção de silagem para alimentação do rebanho bovino de leite e carne. As entregas tiveram a coordenação do Secretário da SEMAP, Paulo Camilo e equipe.
Postada originalmente em: 2015-08-17 03:00:00
Categoria original: Região Celeiro
Fonte: Celso Luiz Perussatto