São Borja: Fronteira Brasil/Argentina será liberada

ABC_OK-300x266
viatec-300x266
Benhur_BannerSite-300x266
brigada-300x267
infe_ok-300x266
lojaswagner_ok-300x266
Roque_2021-300x266
sicredi_ok-300x266
Site_392x442
Após quase 2 anos fechada, nesta sexta-feira (17), a fronteira terrestre através da Ponte da Integração, entre Santo Tomé e São Borja, foi declarada ‘Corredor Seguro Internacional’.
A decisão ocorreu após o Brasil viabilizar o acesso de estrangeiros, através da mesma fronteira terrestre, desde o último sábado, dia 11. Na prática, o tráfego na Ponte da Integração volta a ser permitido nos dois sentidos, o que pode significar um aumento no movimento de turistas e a normalidade no tráfego vicinal entre as duas localidades.
Após a liberação da reabertura da Fronteira São Borja/Santo Tomé pelo Governo Argentino, as autoridades do Centro Unificado de Fronteira ainda estão em tratativas para alinhar a forma que se dará a passagem dos brasileiros para a Argentina, tendo em vista que alguns itens, como a obrigatoriedade da vacinação em crianças menores de 12 anos, não é permitida no Brasil, mas exigida na Argentina. Apenas após a definição de todas as questões pendentes é que será reaberta a fronteira.
REQUISITOS
O pais vizinho, pela diretora nacional de Migração Argentina, Florencia Carignano, publicou em redes sociais os requisitos para quem quiser entrar na Argentina por Santo Tomé.
Para argentinos e residentes:
Apresentação de declaração eletrônica, teste de PCR negativo nas 72 horas anteriores (para maiores de 6 anos) e esquema de vacinação completo 14 dias antes da internação (neste caso dispensa o isolamento).
Argentinos e residentes que não completaram a vacinação também podem entrar no país, mas devem fazer o isolamento obrigatório e fazer o teste de PCR no sétimo dia após a chegada à Argentina.
Para estrangeiros e não residentes:
Esquema de vacinação completo 14 dias antes da entrada no país, declaração eletrônica, teste PCR negativo nas 72 horas anteriores (requisito para maiores de 6 anos) e seguro saúde covid-19 (Cobertura de internação serviços, isolamento ou transferências médicas).
A Declaração Eletrônica da Migração, que deve ser preenchida para argentinos ou estrangeiros que quiserem ingressar na Argentina está disponível em https://ddjj.migraciones.gob.ar/app/home.php).
A decisão publicada nesta sexta-feira pelo governo argentino foi a partir de solicitação do governo da província de Corrientes com aprovação de protocolos por parte do Ministério da Saúde argentino. Assim, poderão ser divulgadas, nos próximos dias, regras diferenciadas determinadas pelos órgãos de governo para ingresso no país vizinho.
SÃO-BORJENSES
Para os residentes em São Borja, falta ainda esclarecer as regras para o chamado Trânsito Vicinal Fronteiriço, para os que residem na cidade e que irão apenas a Santo Tomé. Se as regras forem iguais a passagem pela ponte entre Paso de Los Libres, os requisitos para ingresso na Argentina são os seguintes: além do documento de identificação (RG ou passaporte), são a apresentação de teste antígeno ou PCR negativo (antígeno 24 horas de validade, PCR 72 horas) e comprovação de residência em São Borja, não sendo necessária preencher a Declaração Eletrônica da Migração.
PEDÁGIO
Outro benefício do Tráfego Vicinal Fronteiriço é o valor diferenciado para o pagamento pedágio: para os moradores de Santo Tomé o valor é de 500 pesos (cerca de R$ 20,), enquanto os não residentes pagarão 1.600 pesos, equivalente a R$ 60,00.
Para os veículos, os documentos a serem apresentados são o comprovante de propriedade ou autorização para conduzir, Carteira Nacional de Habilitação vigente e o seguro para veículos (carta verde).

Receba as notícias do Site OBSERVADOR REGIONAL no seu celular: CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo de WhatsApp

Fonte: Roque em Destaque

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
ABC_OK-300x266
viatec-300x266
Benhur_BannerSite-300x266
brigada-300x267
infe_ok-300x266
lojaswagner_ok-300x266
Roque_2021-300x266
sicredi_ok-300x266
Site_392x442
PartiuSicoob_BannerSite_300x266px

MAIS LIDAS

SELLNET-300x158
graficaomegaok
zanella
farmsantinesnova