Sicredi Celeiro RS/SC realiza formação para novas Cooperativas Escolares

Brigada Militar
Advogado Benhur Aurélio Formentini Nunes
ABC NOVO
SICREDI NOVO
WAGNER NOVO
INFE NOVO

O Cooperativismo é uma construção. Um instrumento de organização econômica da sociedade, que tem como base a associação voluntária de pessoas em torno de um objetivo, promovendo o desenvolvimento regional. Visando incentivar este espírito colaborativo, a Sicredi Celeiro RS/SC realiza o programa “Cooperativas Escolares”.

O programa está crescendo e chega neste ano a novas escolas. Por isso, ocorreu durante esta terça-feira, 06 de agosto, a formação das comissões das cooperativas escolares dos municípios de Sede Nova, Vista Gaúcha e Miraguaí. Os estudantes estiveram reunidos no auditório da Superintendência da Sicredi Celeiro RS/SC, onde participaram de uma capacitação.

O momento foi conduzido pelo professor Everaldo Marini, especialista na criação e desenvolvimento de cooperativas escolares. Durante o dia os alunos receberam orientações técnicas sobre o desenvolvimento de cooperativas e aprenderam sobre o mundo cooperativo, expondo suas ideias e visões.

As Cooperativas Escolares são associações de estudantes com finalidade educativa, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados. Em sua essência, buscam formular uma proposta pedagógica com a participação do corpo discente em atividades práticas.

Tem como principal objetivo, oportunizar aos jovens uma formação que contribua com o desenvolvimento de futuros líderes, gestores, empreendedores e cidadãos com senso de responsabilidade e participação, através da vivência de um modelo cooperativo sustentável.

 

Sobre o professor Everaldo: participou no início dos anos noventa, da Gestão da Cooperativa Escola dos Alunos da Escola Agrotécnica Federal de Bento Gonçalves, Estado do Rio Grande do Sul.  Em 2010, através da Escola Técnica Bom Pastor e da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis, entregou à comunidade a primeira Cooperativa Escolar da região nas festividades de Irmandade entre Nova Petrópolis, Capital Nacional do Cooperativismo do Brasil, e Sunchales, Capital Nacional do Cooperativismo da Argentina. Em 2012 a empresa ‘Marini Coop’ foi constituída juridicamente e, desde então, participa dos mercados de criação e manutenção de Cooperativas Escolares em diferentes regiões do Rio Grande do Sul e do Brasil.

 

Fonte: Sicredi Celeiro RS/SC

 

Sellnet Telecom
Gráfica Ômega
Zanella
Farmácia Santa Inês
Brigada Militar
Advogado Benhur Aurélio Formentini Nunes
ABC NOVO
SICREDI NOVO
WAGNER NOVO
INFE NOVO
Sellnet Telecom
Gráfica Ômega
Zanella
Farmácia Santa Inês

Mais acessadas

Nenhum dado até agora.

Mais notícias

CONFIRA VÍDEO: Forte temporal, com vento e granizo causa destruição no Oeste de Santa Catarina
Um forte temporal, com ventos e granizo atingiu algumas cidades...
Coronel Bicaco: Ministério da Saúde credencia município para receber incentivo financeiro temporário
Conforme a Portaria nº 2.067 de 11 de agosto de...
Onze municípios da Região Celeiro entram na Bandeira Vermelha
O mapa preliminar da 15ª rodada do Distanciamento Controlado volta...
Vista Gaúcha confirma primeiro óbito por Covid-19
O Município de Vista Gaúcha confirmou na tarde desta sexta-feira,...
Polícia investiga assassinato de professora em Passo Fundo
A Polícia Civil investiga o assassinato de uma idosa, de...