O Sindicato Rural de Santo Ângelo sediou, no último sábado, 8, uma reunião entre investidores da região Sudeste e empresários do ramo de recebimento de grãos, que debateu a proposta de instalação de um frigorífico de aves em Santo Ângelo.
O encontro foi mediado pelo senador Luís Carlos Heinze (Progressistas), que atualmente está licenciado de seu mandato por motivos de saúde, mas acompanhou a reunião realizada na capital missioneira.
Conforme o presidente do Sindicato Rural, Laurindo Nikititz, o grupo de oito pessoas contou com investidores de Minas Gerais, Goiás e São Paulo. Atualmente, eles possuem participação na JBS, gigante multinacional do ramo de proteína animal, e desejam diversificar seus negócios.
Antes da reunião, o presidente do Sindicato Rural conversou com os empresários locais, donos de empresas cerealistas, que fizeram uma análise sobre o mercado atual de proteína animal. “Atualmente mandamos boa parte do milho e farelo de soja produzido na região para empresas do vale do Taquari. Aliás, o frango que consumimos hoje vem do Paraná, de Santa Catarina ou de um frigorífico de Lajeado. Desde a região sul do Estado, Bagé, indo para oeste, até Uruguaiana, não existe nenhum frigorífico de aves. Então temos um potencial grande na nossa região com a produção de milho e soja, e poder transformar essa proteína vegetal em proteína animal”, pontuou o presidente.
Ainda segundo Nikititz, os investidores ficaram satisfeitos com a possibilidade de uma parceria com a cerealistas, que garantiriam a base para a alimentação nos aviários, em um sistema semelhante ao adotado atualmente pelo frigorífico de suínos Alibem em Santo Ângelo. “Seria esse sistema de acordo com os avicultores para construir os aviários, a incubadora, com a fábrica de ovos e a fábrica de rações, para depois industrializar esse frango. Isso geraria centenas de empregos na nossa região, desde o transporte dos grãos até a distribuição da mercadoria”, projetou Nikititz.
O investimento foi estimado em mais de R$ 10 milhões para a instalação do novo frigorífico em Santo Ângelo.
O grupo de investidores analisará os dados apresentados no encontro para definir onde instalará sua estrutura, já que outros municípios gaúchos, como Santiago e Bagé também estão em tratativas para receber o frigorífico.
Receba as notícias do Site OBSERVADOR REGIONAL no seu celular: CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo de WhatsApp
Redação Grupo Sepé