O Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, segue se destacando no cenário médico como uma das grandes instituições hospitalares do país. A equipe comemora, agora, o sucesso do primeiro procedimento de Crioablação de Tumor Ósseo do Brasil com o uso do equipamento IceCure Pro Sense. A tecnologia de ponta israelense usa o nitrogênio líquido para o congelamento da lesão do câncer. O radiologista intervencionista Dr. Guilherme de Araújo Gomes utilizou a nova técnica em um homem, de 77 anos, com diagnóstico de câncer de próstata.
O paciente passou por prostatectomia, há dois anos, mas a doença evoluiu com surgimento de lesão óssea metastática. Ao identificar a persistência do quadro, mesmo após a aplicação de radioterapia, optou-se pelo tratamento com a técnica de congelamento. A Uirapuru conversou com o Dr. Guilherme de Araújo Gomes, o qual explicou que o método de crioablação consiste no congelamento do tumor presente no tecido ósseo por meio de um resfriamento extremo, rápido e pouco invasivo.
Explicou que pelo equipamento IceCure, o médico insere cuidadosamente uma agulha, guiada em tempo real por tomografia, para a criação de uma consistente bola de gelo no local exato do tumor. O médico explicou que a tecnologia poderá ser aplicada em tumores de rim, fígado, mama, dentre outros. A principal vantagem desta técnica está em ter o mesmo efeito de uma intervenção cirúrgica, mas sem deixar cicatrizes, com recuperação muito mais rápida e em locais de difícil acesso de forma minimamente arriscada. Também é possível tratar vários tipos de tumores ao mesmo tempo, praticamente indolor.
Receba as notícias do Site OBSERVADOR REGIONAL no seu celular: CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo de WhatsApp
Fonte: Rádio Uirapuru