Temperatura deve subir gradativamente e frio intenso retorna ao RS na próxima semana, com risco de neve na Serra

A terça-feira (20) foi de frio intenso no Rio Grande do Sul. De acordo com a Somar Meteorologia, Vacaria, na Serra, registrou -6°C, a menor temperatura do ano no Estado (o recorde pertencia a São José dos Ausentes, que marcou 2,9°C em junho).

Ao que tudo indica, a quarta-feira (21) ainda será gelada, com temperaturas baixas — mas levemente maiores do que as do dia anterior. As mínimas do RS devem variar entre 0°C e 1°C. Confira a lista:

Pedras Altas, no Sul: 0°C
São José dos Ausentes, na Serra: 0°C
Soledade, no Norte: 0°C
Aceguá, na Campanha: 1°C
Arroio do Tigre, no Vale do Rio Pardo: 1°C

Ainda há risco de geada durante as primeiras horas da manhã, principalmente na Fronteira Oeste, na Região Central, na Serra e no Norte. Segundo a Somar, a umidade relativa do ar pode voltar a cair em alguns municípios da faixa norte gaúcha, ficando abaixo de 30% (índice considerado de atenção por oferecer riscos à saúde). Porto Alegre terá um dia ensolarado e termômetros variando entre 6°C e 18°C.

A presença de uma  área de alta pressão atmosférica faz com que o frio persista, também, na quinta-feira (22). Pode gear em pontos isolados da Fronteira Oeste, da Campanha, da Região Central e da Serra. Os termômetros da Capital não passam de 19°C.

 

Neve na Serra

A temperatura baixa deve marcar presença no Rio Grande do Sul até sexta-feira (23). No sábado (24), volta a esquentar, o que aumenta a amplitude térmica, pois a massa de ar frio se desloca para o Oceano Atlântico. Já no domingo (25), a novidade fica por conta da volta da chuva e, novamente, do frio. As precipitações chegam em forma de pancadas, acompanhadas por raios, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo, em todo o território gaúcho.

O tempo deve permanecer instável ao longo da próxima semana. Pode nevar nas serras gaúcha e catarinense no dia 28 de julho.

Veja como deve ficar o tempo na sua região nesta quarta-feira (21): 

Região Metropolitana: a quarta-feira (21) terá tempo firme, com sol entre poucas nuvens. Em Esteio, os termômetros variam de 6°C a 18°C.

Serra gaúcha: a quarta-feira (21) terá tempo instável, com chuva fraca e isolada. Há risco de geada pela manhã. Em Vacaria, os termômetros variam de 4°C a 17°C.

Litoral Norte: a quarta-feira (21) terá tempo firme, com sol entre poucas nuvens. Em Torres, os termômetros variam de 7°C a 19°C.

Litoral Sul: a quarta-feira (21) terá tempo instável, com chuva fraca e isolada. Em Rio Grande, os termômetros variam entre 6°C e 18°C.

Região Norte: a quarta-feira (21) terá tempo firme, com sol entre poucas nuvens. Há risco de geada pela manhã. Em Passo Fundo, os termômetros variam de 3°C a 17°C.

Região Noroeste: a quarta-feira (21) terá tempo instável, com chuva fraca e isolada. Em Cruz Alta, os termômetros variam de 5°C a 17°C.

Região Sul: a quarta-feira (21) terá tempo instável, com chuva fraca e isolada. Em Canguçu, os termômetros variam de 2°C a 15°C.

Região Central: a quarta-feira (21) terá tempo instável, com chuva fraca e isolada. Há risco de geada pela manhã. Em Santa Maria, os termômetros variam de 5°C a 17°C.

Campanha gaúcha: a quarta-feira (21) terá tempo instável, com chuva fraca e isolada. Em Candiota, os termômetros variam de 4°C a 16°C.

Fronteira Oeste: a quarta-feira (21) terá tempo instável, com chuva fraca e isolada. Há risco de geada pela manhã. Em Uruguaiana, os termômetros variam de 6°C a 18°C.

 

Receba as notícias do Site OBSERVADOR REGIONAL no seu celular: CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo de WhatsApp

Fonte: Gaúcha ZH

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Slider

MAIS LIDAS

Slider