“Atendi cinco pessoas com cortes, alguns até profundos, com necessidade de pontos pra sutura”, conta o plantonista Marco Antônio Nardi.
O médico diz nunca ter visto um temporal tão forte na cidade. “Aqui no hospital remanejamos pacientes internados para outros quartos por causa do telhado que foi arrancado”, completa.
A maioria dos feridos estava em uma confraternização com mais de 200 pessoas, no interior do município. Parte do telhado do ginásio foi levado pelo vento, e a igreja foi destelhada. árvores foram derrubadas.
Na Escola Municipal João Altônio de Col, parte do ginásio ameaçava desabar. O município avalia se haverá aulas na segunda-feira (29), em função do problema. Não há sinal de telefonia móvel na cidade.
Defesa Civil segue em alerta
A Região Norte é uma das mais afetadas pela chuva dos últimos dias. De acordo com a última atualização da Defesa Civil, já são 48 municípios com algum tipo de problema.
Os municípios de Campo Novo, Três Passos, Coronel Bicaco, Tiradentes do Sul e Tenente Portela decretaram Situação de Emergência, em decorrência das chuvas da última quarta-feira (24).
Outros municípios estudam a possibilidade de decretação de emergência, como Porto Lucena, Rondinha, Arroio Grande, Cristal, Pedras Altas, Itaqui, Redentora e Boqueirão do Leão.
Em Arroio do Meio houve deslizamento de barreira, no distrito de Palmas, onde a estrada foi interditada. Em Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos, 80 famílias ficaram desalojadas. A coordenadoria de Passo Fundo, na Região Norte, informou a queda de uma árvore na BR-285, em Mato Castelhano. Em Sananduva, houve queda de granizo.
Os municípios mais afetados e que seguem em observação, segundo a Defesa Civil, são: Agudo, Arroio Grande, Cachoeira do Sul, Carlos Barbosa, Cristal, Dona Francisca, Espumoso, Estrela, Jacuizinho, Júlio de Castilhos, Lagoão, Maratá, Nova Petrópolis, Novo Hamburgo, Pedras Altas, Redentora, Santa Cruz do Sul, São Borja, São Pedro da Serra, São Sebastião do Caí, Teutônia, Uruguaiana e Veranópolis.
A Defesa Civil continua em estado de alerta. InformaÇÕes ou os pedidos de auxílio podem ser encaminhados pelo telefone 199.
Dados da Defesa Civil:
Cidades afetadas: 48
Famílias desabrigadas: 41
Familiais desalojadas: 175
Situação de Emergência: 5
Postada originalmente em: 2017-05-28 09:45:00
Categoria original: Clima
Fonte: G1