Treinamento reúne mais de 5 mil militares em Rosário do Sul

Foto: Pedro Piegas (Diário
ABC_OK-300x266
viatec-300x266
Benhur_BannerSite-300x266
brigada-300x267
infe_ok-300x266
lojaswagner_ok-300x266
Roque_2021-300x266
sicredi_ok-300x266
Site_392x442
BanneFixoSite

No Campo de Instrução Barão de São Borja (Saicã), em Rosário do Sul, mais de mil viaturas participaram de treinamento aberto da terceira fase da Operação Meridiano. Esta, que é a maior operação militar do Brasil em 2021, terá a terceira fase iniciada oficialmente hoje e segue domingo, terminando na região de Bagé.

O objetivo da operação é realizar um exercício conjunto sob a coordenação do Ministério da Defesa. Em treinamento aberto à imprensa, na tarde de ontem, o comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, general Marcelo Ribeiro, destacou que esta foi uma maneira de coroar as ações de um ano repleto de desafios, como o de manter o preparo operacional durante o período da pandemia.

– São equipamentos complexos, que exigem destreza e um grande treinamento. Exigem uma gama de recursos que a gente emprega em prol da defesa do nosso país. É como o seguro de vida da nação – exemplifica Ribeiro.

Durante a tarde, duas divisões de Exército simularam situação em que seriam oponentes, realizando o combate como forma de exercício. Na situação hipotética, foram realizados ataques por meio do ar e do solo, com apoio de aeronave da Força Aérea Brasileira, bem como apoio de fogo, tiros de artilharia e demonstração de descontaminação nuclear, biológica, química e radiológica.

Foto: Pedro Piegas (Diário)

CENTENÁRIO

Na última segunda-feira, foi comemorado o centenário dos blindados no Brasil, em uma solenidade que contou com a presença de autoridades como o ministro da Defesa, general Walter Braga Netto e outros convidados. O treinamento aberto também é uma forma de vislumbrar o futuro dos blindados no país.

– Esse evento de hoje (ontem) junta o passado e o futuro. Estamos demonstrando nesse exercício o emprego de novos meios blindados – explica o coronel Ítalo Mainieri Júnior, chefe da Seção de Comunicação Social do Comando Militar do Sul.

Agora, os soldados seguem em treinamento percorrendo diversas cidades do Estado. Partindo de Santa Maria, e com destino a Bagé, ao longo do percurso, diversas simulações como a ocorrida na tarde de ontem serão realizadas em diferentes localidades.

– O exercício exige um território mais amplo. A finalidade é realizar um adestramento de mais alto nível, com maior escalão em presença – informa o general Ribeiro.

O EXERCÍCIO

Esta é a terceira fase da Operação Meridiano. A primeira, chamada de Meridiano-Poti, ocorreu no Pará, e ficou sob a responsabilidade da Aeronáutica, com o uso de aeronaves. Já a segunda fase, conhecida como Dragão, foi coordenada pela Marinha, nos litorais do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

Para os próximos dias, estão previstos ataque ar-solo, envolvendo aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), apoio de fogo, com aviões do Exército; tiros de artilharia, além da demonstração de descontaminação nuclear, biológica, química e radiológica. Amanhã, 30 militares do Corpo de Fuzileiros Navais, da Marinha do Brasil, executarão uma ação direta sobre estrutura simulada, no Campo de Instrução de Santa Maria (Cism).

Foto: Pedro Piegas (Diário)

SAIBA MAIS

  • As Forças Armadas deram início, ontem, no Rio Grande do Sul, à terceira fase da Operação Meridiano, o maior exercício militar do Brasil em 2021
  • O exercício conjunto, sob a coordenação do Ministério da Defesa (MD), envolve a participação de aproximadamente 5 mil militares e mil viaturas, aviões e helicópteros da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB)

Fonte: Bei

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
ABC_OK-300x266
viatec-300x266
Benhur_BannerSite-300x266
brigada-300x267
infe_ok-300x266
lojaswagner_ok-300x266
Roque_2021-300x266
sicredi_ok-300x266
Site_392x442
FarmaciaVidaCoronelBicaco_Bannerok
PartiuSicoob_BannerSite_300x266px

MAIS LIDAS

SELLNET-300x158
graficaomegaok
zanella
farmsantinesnova
Sellnet2