Unijuí vai realizar pesquisa sobre a covid-19 em Coronel Bicaco com a parceria da gestão municipal

Imagem ilustrativa/Unijuí.

A Unijuí, por meio do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde, irá realizar uma pesquisa em Coronel Bicaco, em parceria com o município, para acompanhar grupos vulneráveis à covid-19, quanto a saúde física e psíquica, além de avaliar o conhecimento da população sobre os assuntos relacionados ao coronavírus, com o objetivo de subsidiar ações estratégicas de educação e saúde na cidade. O estudo acontecerá a partir de convênio estabelecido com a Prefeitura.

Vão participar da pesquisa 367 residentes de Coronel Bicaco, selecionados em sorteio aleatório, realizado pelos coordenadores da pesquisa vinculados à Unijuí. Os critérios são pertencer a grupos vulneráveis, sendo eles indivíduos que frequentemente estão expostos a possível contaminação, por motivo de trabalho, ou indivíduos com doenças crônicas. O número de participantes foi definido por critérios metodológicos e científicos de pesquisa quantitativa, uma vez que a amostra representará a população do município.

Os pesquisadores vão entrar em contato com as pessoas selecionadas para informá-las quanto aos procedimentos da pesquisa. Nesta quinta e sexta-feira,  os sorteados para participarem da pesquisa irão receber ligações para avaliar se atendem aos critérios necessários, sendo eles: sair diariamente de casa por motivo de trabalho e/ou apresentar doenças crônicas, como obesidade, diabetes tipo 2, cardiopatia, doenças respiratórias crônicas, doenças oncológicas ou depressão/transtornos psíquicos.

Caso a pessoa se enquadre em um dos critérios e aceite participar do estudo, será agendado um horário para realização do teste rápido para anticorpos e do questionário sociodemográfico, nos dias 17 e 18 de setembro, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa, de Coronel Bicaco. Nesse sentido, a Unijuí e o município de Coronel Bicaco reforçam a importância da participação e colaboração da população, visto que a partir dos resultados serão planejadas ações de enfrentamento ao coronavírus nos próximos meses na cidade.

Os pacientes que testarem positivo receberão orientações quanto ao resultado do teste e as medidas de precaução e isolamento. Além disso, será coletada a primeira amostra de sangue para exames laboratoriais de casos positivos. A pesquisa, a partir dessa amostra probabilística, fará o rastreamento da prevalência de anticorpos contra o coronavírus, para o controle e identificação de casos assintomáticos.

 

Fonte: Unijuí

 

Receba as notícias do Site Observador Regional no seu celular! Clique AQUI e faça parte do nosso grupo de WhatsApp.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

MAIS LIDAS

VÍDEOS

Mais notícias

Acidente entre quatro veículos é registrado na BR-285, em Ijuí
Um acidente de trânsito entre quatro veículos foi registrado...
Derrubadas registra o terceiro óbito causado por Covid-19
Informações obtidas pela reportagem do site Clic Portela confirmam...
Miraguaí: Prefeito esteve em audiência na Secretaria dos Transportes
Na manhã desta terça-feira (19) o Prefeito de Miraguaí...
Redentora possui 14 casos ativos de Covid-19
A Secretaria Municipal de Saúde de Redentora atualizou na...
Homem é preso com mais de 80kg de maconha armazenados em apartamento no centro de Carazinho
Na noite de segunda-feira (19/01), a Brigada Militar através...