Veado-mateiro é socorrido e devolvido à natureza no interior de Ajuricaba

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Ajuricaba auxiliou na soltura de um veado-mateiro que foi socorrido por um casal de moradores do interior do município.

O casal relatou que salvou o animal “tirando-o da boca” de cachorros de caça, os quais estavam perseguindo e encurralaram o animal na tela de sua propriedade, momento em que foi feito o socorro. Os proprietários imediatamente buscaram o apoio da fiscalização ambiental para saber o poderia ser feito.

Visando a educação ambiental, os fiscais foram até o local onde constataram que o animal, uma fêmea, estava prenha e teve apenas alguns pequenos ferimentos. Em contato com parceiros, foi decidido por devolvê-lo à natureza em outro local do município para que possa viver em liberdade.

Conforme Decreto Federal nº 6514 de 2008 Art. 24, matar, perseguir, caçar, apanhar, coletar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida, acarreta em multa de R$ 5.000,00 por indivíduo.

Sobre o veado-mateiro

O veado-mateiro (nome científico: Mazama americana) também é conhecido por veado-vermelho, veado-pardo, veado-retovado, veado-capoeira, guatapará, guaçupita, guaçuetê, suaçupita e suaçuapita. É a maior espécie do gênero Mazama, pesando em média 30 kg, mas podendo atingir até 65 Kg; medindo em média 70 cm na altura da cernelha, e com comprimento de 90 a 145 cm. A coloração é avermelhada, com manchas brancas abaixo da cauda, face interna dos membros e das orelhas, região submandibular e ponta da maxila superior. O pescoço tende a ser mais escuro, principalmente em sua face dorsal.

É uma espécie de hábitos solitários e crepuscular, mas pode formar pares no período reprodutivo. Se alimenta de frutos, folhas, brotos e gramíneas, sendo bastante seletivo na escolha de sua alimentação. A gestação dura cerca de 225 dias e pare um filhote por vez, que nasce com pintas brancas no corpo.

Receba as notícias do Site OBSERVADOR REGIONAL no seu celular: CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo de WhatsApp

Fonte: Ajuricaba.com

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Slider

MAIS LIDAS

Slider

VÍDEOS

Mais notícias

Pais buscam notícias de filha e neto desaparecidos na Região Celeiro
Alrmiro e Terezinha Richert Regner, pais de Solange Carine...
Depois de vídeo, mulher envolvida no acidente na BR 386 tem prisão solicitada
A mulher de 34 anos ferida gravemente no acidente...
Morre uma das mais antigas moradoras de Braga
Faleceu na madrugada desta terça-feira, 18, aos 99 anos,...
Polícia vai apurar circunstâncias da morte de homem esmagado por retroescavadeira em Entre-Ijuís
Conforme a delegada de Polícia de Entre-Ijuís, Maria Rosane...
RS é um dos alvos de uma das maiores operações contra rede mundial de pedofilia
As Policiais Civis de 19 estados realizam nesta terça-feira...