A Câmara Municipal de Muçum, no Vale do Taquari, a 156 km de Porto Alegre, cassou o mandato do vereador Leonardo Bagnara (PSD) por quebra de decoro parlamentar. A sessão foi realizada na terça-feira (14), com seis votos favoráveis à perda de mandato e três contrários. De acordo com a denúncia, o parlamentar teria compartilhado vídeos íntimos na internet.
A defesa de Bagnara diz que o vereador foi vítima do “golpe dos nudes” e que supostos criminosos teriam exigido dinheiro para não divulgar as imagens. Como o parlamentar não teria pago a quantia, o conteúdo foi vazado.
“O vereador, em nenhum momento, consentiu com a publicação das imagens nas redes sociais. Foram imagens vazadas ilegalmente. Isso não atinge o desempenho dele na condição de vereador”, diz o advogado Felipe Henrique Giaretta.
O vereador deve recorrer da decisão na Justiça, alegando que houve irregularidades na condução do processo no Legislativo.
O Departamento Jurídico da Câmara afirma que o processo seguiu o rito legal. Segundo o assessor jurídico, Gustavo Taborda, um decreto formalizando a cassação será encaminhado para a Justiça Eleitoral.
Leonardo Bagnara afirma que levou o caso à Polícia Civil. O PSD não se manifestou sobre a cassação. O suplente Alex Fronchetti (PSD) deve assumir o cargo.
Receba as notícias do Site OBSERVADOR REGIONAL no seu celular: CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo de WhatsApp
Fonte: G1