Por terra e ar (com auxílio de drones), os Kaingang da Terra Indígena Guarita apoiaram a Coordenação Regional de Passo Fundo e a Brigada Militar de Tenente Portela nas operaÇÕes de fiscalização e monitoramento territorial ocorridas no dia 31 de outubro e de 12 a 14 de novembro. O desmatamento ilegal e descontrolado realizado por pessoas de fora da comunidade têm causado prejuízo ambiental e econômico aos indígenas da região.
A parceria entre as instituiÇÕes e comunidade indígena possibilitou desativar foco de extração ilegal de madeira no interior da Terra Indígena, cuja cadeia foi descoberta desde a origem até os receptadores. Durante a operação, a equipe encontrou acampamento com motosserras e toras de madeira.
As operaÇÕes articuladas pela Funai, Polícia Federal, Brigada Militar e IBAMA, juntamente com a comunidade indígena, têm liberado áreas antes inacessíveis por conta do crime organizado, de forma a restabelecer o usufruto da área aos Kaingang.
Postada originalmente em: 2018-12-13 08:23:00
Categoria original: Região Celeiro
Fonte: Assessoria de Comunicação/Funai






















