Alerta de chuva volumosa e temporais isolados

A MetSul Meteorologia adverte que o tempo muda no Rio Grande do Sul entre esta segunda e terça-feira com chuva que será isoladamente forte a torrencial e temporais isolados que podem trazer granizo e vendavais localizados. Antes, contudo, o sol ainda aparece com muito calor na maioria das regiões nesta segunda.
Existe um elemento de incerteza no prognóstico: a cronologia da instabilidade. A velocidade em que vai se dar a mudança do tempo não é um consenso entre os modelos numéricos analisados e, por isso, a hora da chegada da chuva é muito difícil de estimar neste episódio de instabilidade.
O WRF é o que mais acelera o avanço da chuva com instabilidade já entre a madrugada e manhã desta segunda no Oeste e parte do Sul gaúcho, e nas demais regiões do Estado da tarde para a noite. Já os modelos rodados na Europa como o ECMWF e o alemão Icon projetam a chuva da tarde para a noite desta segunda no Oeste, no Centro e no Sul, e nas demais regiões do Estado apenas na terça.
Todos os modelos numéricos, entretanto, indicam a possibilidade de chuva localmente forte ou torrencial com elevados volumes em curtos períodos, o que pode causar alagamentos, mas com grande variabilidade em acumulados de um ponto para outro e baixos em muitos locais, sobretudo mais a Leste do Estado.
O mapa acima traz a projeção de chuva até 9h de quarta-feira do modelo WRF, em que se observa a tendência de chover mais na Metade Oeste e o indicativo de volumes isolados perto ou acima de 100 mm em pontos isolados de diversas regiões, mas baixos em muitos outros pontos.
Com a atmosfera muito aquecida, há o risco de temporais localizados de vento forte e granizo acompanhando a instabilidade entre hoje e amanhã.

Receba as notícias do Site OBSERVADOR REGIONAL no seu telefone celular? CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo de WhatsApp.

Fonte: Rafael Nemitz
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

MAIS LIDAS

VÍDEOS

Mais notícias

Braga: Administração Municipal recebe visita do Secretário Estadual de Educação
Na noite da última sexta-feira (15) o Prefeito Luís...
Identificada mulher vítima de homicídio em Santa Rosa
Adriana Santo, 39 anos, foi morta a tiros na...
Ponte desaparece misteriosamente em Ijuí
A ponte de madeira localizada na rua 24 de...
Quatro pessoas foram presas e aparelhos de som apreendidos na Região Celeiro
7° BPM desenvolve Operação Avante objetivando fiscalizações de combate...
Três Passos: 7º BPM apreende produtos de descaminho na manhã deste sábado (16)
Na manha de sábado (16/01), na BR 468 km...