Os óbitos por influenza em Passo Fundo continuam aumentando em 2026. Dados atualizados pela Secretaria Estadual da Saúde mostram que a cidade já registra 10 mortes causadas pelo vírus da gripe neste ano.
Diariamente, o painel estadual recebe novos registros de casos graves e óbitos relacionados à influenza. Os números não são atualizados em tempo real, pois dependem da confirmação por exames laboratoriais realizados em pacientes com suspeita da doença.
Mesmo assim, os dados revelam o avanço da influenza em Passo Fundo. No domingo, 31 de maio, o município contabilizava oito mortes. Já nesta segunda-feira, 1º de junho, o sistema registrou mais dois óbitos, elevando o total para 10 vítimas.
Além dos óbitos por influenza em Passo Fundo, o painel estadual aponta 64 hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associada ao vírus da gripe. Um dos dados que mais chama atenção é que todas as pessoas que morreram por influenza neste ano não estavam vacinadas.
Entre as vítimas, oito eram mulheres, o que representa 80% dos óbitos registrados. Os outros dois casos ocorreram entre homens, correspondendo a 20% do total.
Os dados também mostram que os idosos concentram o maior número de casos graves. A faixa etária de 80 anos ou mais soma 14 internações e cinco mortes. Em seguida aparece o grupo de 60 a 79 anos, com 13 hospitalizações e três óbitos.
Entre as crianças de 1 a 4 anos, o sistema registra 12 hospitalizações e uma morte. Já na faixa de 5 a 11 anos foram contabilizadas sete internações. Entre adolescentes de 12 a 19 anos, o painel aponta seis hospitalizações e um óbito.
Diante do aumento dos casos, a vacinação segue sendo a principal forma de prevenção contra complicações da doença. Nesta segunda-feira, Passo Fundo retomou a vacinação contra a gripe para toda a população nas 26 salas de imunização do município.
A Secretaria Municipal de Saúde recebeu 10.300 novas doses da vacina contra a influenza. As aplicações seguem enquanto houver estoque disponível. Além disso, o Estado já prevê o envio de uma nova remessa nas próximas semanas, o que deve garantir a continuidade da campanha em Passo Fundo.
As autoridades de saúde reforçam que a vacina reduz significativamente o risco de internações, complicações e mortes causadas pelo vírus influenza, especialmente entre idosos, crianças e pessoas com comorbidades.
Fonte:Rádio Uirapuru






















