A celebração de Corpus Cristhi data de 1264, ordenada pelo Papa Urbano IV. Trata-se da veneração à Eucaristia, um dos sete sacramentos da Igreja Católica Romana, que acontece sempre às quintas feiras. Sessenta dias após a Páscoa.
A solenidade é marcada pela procissão entre belissímos tapetes, montados, antecipadamente, nas ruas, pelos fiéis.
Embora, Corpus Cristhi seja uma data comemorada por Católicos, o memorial da Eucaristia – Santa Ceia ou Ceia do Senhor – é praticado por todos os cristãos, sejam católicos, luteranos, calvinistas, metodistas ou os integrantes das três ondas.
O memorial “Este é o Meu corpo… isto é o Meu sangue… fazei isto em memória de mim” simboliza pertencimento, com o objetivo de que TODOS SEJAM UM!
A idéia de Jesus, na primeira ceia com seus discípulos, foi de acolhimento à toda a humanidade. Para que todos exercitem compaixão e comunguem na mesma mesa, interrompendo o costume de uma suposta meritocracia que fomente teologias de exclusão.
Mas, isso não tem acontecido, uma vez que o cristianismo segmenta sua membresia, entre merecedor ou não de participar da ceia. E também faz-se separatista em relação aos grupos que compõem outras denominações cristãs, evidenciando uma “não irmandade” de fé.
No entanto, ainda há tempo para mudanças.
Talvez, na pandemia, seja o tempo sobremodo oportuno de ver no outro a imagem e a semelhança de Deus. E, em lugar de se fazer apologias, proclamarmos o ano aceitável do Senhor, socorrendo a todos os quebrantados de espírito. Em lugar de fazer longas orações em lugares públicos, servir, humildemente, seu próximo. Seja lavando-lhe os pés, alimentando-o ou defendendo suas causas de possíveis opressores.
O chamado é pessoal. Você só conseguirá fazer isso, e coisas maiores, quando aprender a se amar.
Pois, quem não se ama não consegue agir amorosamente com o outro.
O amor é um dom de Deus. Embora, identidade e missão de cada indivíduo, é, sobretudo, motivo de comunhão.
Para terminar, repito: examine-se a sí mesmo e, então, coma do pão e beba do vinho, fazendo isso em memória de Cristo. Para que se fortaleça e se cumpra sua jornada com êxito.
Fonte: Ieda Maria.