Vacinas da Janssen e da Pfizer serão distribuídas aos municípios do RS na segunda-feira

Gustavo Mansur / Palácio Piratini / Divulgação

Uma nova remessa de vacinas contra a covid-19 da Janssen chegou às 14h10min deste sábado (3) no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. As 202.850 doses do imunizante serão distribuídas às 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) na segunda-feira (5). Diferentemente das outras fabricantes com contrato no Brasil, a Janssen precisa de uma única dose para atingir a eficácia completa contra o coronavírus.

A distribuição das unidades da Janssen será realizada em conjunto com outra remessa, de 136.890 doses do imunizante da Pfizer, que chegou a Porto Alegre na madrugada deste sábado. Todo o lote da Pfizer será usado em primeiras doses.

O número de vacinas destinadas a cada município foi definido em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) pela manhã. As coordenadorias buscam os imunizantes na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre, onde eles ficam armazenados.

 

O Rio Grande do Sul também deve receber, no final da tarde deste sábado, uma remessa com 186.750 unidades de AstraZeneca. O lote, contudo, não será distribuído neste momento – ficará reservado para aplicação da segunda dose. No total, o Estado terá recebido 526.490 vacinas contra a covid-19 até o final de sábado.

 

O Estado tem, até este sábado, 17,1% de toda a população residente vacinada com o esquema completo (duas doses de CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer ou dose única de Janssen). Entre a população acima de 18 anos (grupo que hoje tem autorização para tomar a vacina), são 21,7% imunizados com o esquema completo.

 

Quando o recorte considera apenas a imunização parcial, o Estado contabiliza 42.9% de toda a população residente vacinada com uma só dose. Entre os adultos, 54.5% dos moradores do Estado já receberam uma dose.

Receba as notícias do Site OBSERVADOR REGIONAL no seu celular: CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo de WhatsApp

Fonte: GZH

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Slider

MAIS LIDAS

Slider